Esporte

BAHIA VENCE O BRAGA COM GOL NO FINALZINHO, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Dois gols de cabeça de zagueiros aproveitando cobranças de escanteios o Tricolor venceu o seu segundo jogo seguido no começo do Brasileirão 2020, em Pituaçu
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 16/08/2020 às 19:03
Gol salvador nos acréscimos
Foto: Felipe Oliveira


 Dois gols de cabeça de zagueiros aproveitando cobranças de escanteios o Tricolor venceu o seu segundo jogo seguido no começo do Brasileirão 2020, em Pituaçu; o segundo e decisivo já aos 47 minutos da segunda etapa, na testada de Ernando em bola alçada da direita por Élber, desempatando a partida que parecia caminhar para um empate justo, pelo que produziram as equipes em campo. 

  O Bahia até foi um pouco melhor na primeira etapa, mas recuou, caiu de produção, foi amassado pelo Bragantino e cedeu o empate. Mas... a estrela brilho no fim. Assim, o Tricolor, em casa, soma seis pontos em dois jogos e sai agora para fazer dois jogos fora de casa e bem difíceis. Pega o São Paulo, no Morumbi, na quinta-feira e o ‘carrasco’ Ceará, em Fortaleza no próximo domingo. 

  A equipe vence mas não convence, sobretudo na segunda metade das partidas quando parece perder as pernas e a vontade de vencer. 
**
  Bola rolando

  Sem Flávio no meio campo e com a volta do artilheiro Gilberto, o Tricolor em campo quase surpreende o Red Bull Bragantino logo aos 18 segundos; num cruzamento de fundo da direita por Rossi, Gulberto tentou de letra mas o goleiro Cleiton salvou com o pé, no cantinho. Os paulistas foram pra cima e logo equilibraram, assustaram, ganhando o meio campo, atacando e chutando mais em gol. 

 Mas foi o Bahia que abriu o placar, aos 25 minutos. Capixaba bateu escanteio da esquerda e o becão Juninho subiu mais que a zaga paulista, na linha da pequena área e testou, inapelável, fazendo 1 x 0.  O jogo ficou morno com o cair da tarde nesse inverno.  Élber, em dois contragolpes perdeu boas oportunidades, de frente, chutando mal. 
*
 O Braga voltou dos vestiários mais aceso, querendo, pegando, atacando, buscando o gol. O Bahia se defendia bem, mas errava todos os passes na saída da defesa para o ataque, sonolento, perdendo as divididas. E o RB Bragantino amassava, empurrava. 
 O empate saiu aos 31 minutos, de uma bola parada. Erro na saída de bola e uma falta na intermediária. A defensiva baiana fez uma linha burra, forçando o impedimento (que o VAR não confirmou) e a bola alçada foi cabeceada na cara de Douglas, que deu rebote, e Ortiz conferiu: 1 x 1, justo. 

 Muita troca de atletas, exaustos, de lado a lado e o Braga atacando. Aos 41’, num bom contragolpe do Tricolor, Clayson ficou de cara com o goleiro mas chutou por cima. Então...

Já aos 47’, nos acréscimos, Elber bateu escanteio da direita e do outro lado, Ernando subiu mais que a zaga paulistana e acertou o ângulo oposto, encobrindo o goleiro, para felicidade geral da nação tricolorida. 
*
Destaques

 Ronaldo, pela luta; Rodriguinho enquanto teve pernas; e a volta de Gilberto que conhece a posição e sabe jogar. 
 No Braga, um pouco do nosso conhecido Artur e muito do meia Claudinho, bom de bola. 
*
 Escalações

 - Bahia, de Roger Machado : Douglas, Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Capixaba(Zeca); Gregore, Ronaldo (Alesson) e Rodriguinho (Jadson); Rossi (Claysson), Gilberto (Saldanha) e Élber.

- Red Bull Bragantino, de Felipe Conceição : Cleiton, Edimar, Ortiz, Ligger e Aderlan (Veverson); Mateus Jesus, Ryller(Italo) e Claudinho (Robinho); Artur (Bruno), Alerrandro e Morato (Weverson). 
- Arbitragem mineira sem problemas, de Felipe de Lima. Um jogo sem muitas faltas, na bola.   
  
**
 Champions League

  Teremos semifinais surpreendentes e inusitadas da Copa dos Campeões da Europa, esta semana.  Confronto entre alemães e franceses, como nunca se viu. No sábado, o Manchester City, de Guardiola, foi surpreendido em campo e levou 3 x 1 do Lyon, mesmo tento mais de 70% de posse de bola e atacando mais todo tempo.  Assim, eis os confrontos, todos em Lisboa e às 16 h, de Brasília:
 Na terça: PSG  x RB Leipzig.  O PSG tem mais elenco, tem Neymar e MBappé, mas ...  
 Na quarta: Bayern Munique x Lyon.  O Bayern vem arrebentando, mas ...  
  Gostaria de ver uma final entre Bayern x PSG. Mas ...  futebol é deveras surpreendente.