Com esse resultado o Bahia chega a 41 pontos na tabela e busca o G6
Tasso Franco , da redação em Salvador |
16/10/2019 às 21:39
Grêmio 0x1 Bahia
Foto: Ricardo Giusti
Grande triunfo do Tricolor Baiano sobre o poderoso Grêmio lá no Rio Grande do Sul, fazendo uma partida sem erros, taticamente correta e boa coletividade. O placar (1 x 0) foi construído no final, com um pênalti (anotado pelo VAR) cobrado por Arthur Caíke. Foi um jogo equilibrado e bem jogado, sem faltas, sem canganchas, com bola no chão e troca de passes de lado a lado.
- O Bahia encarou desde o início e mereceu o placar. Aliás, o mesmo placar do confronto no primeiro turno, em Salvador.
- Com o resultado, o Bahia chegou a 41 pontos (colou no rival Grêmio) e voltou ao 7º lugar. Mas a rodada continua.
*
No gramado
Arena Grêmio, em Porto Alegre, com público meeiro nas arquibancadas (cerca de 13 mil pessoas), presença de uma moquequinha baiana, tricolor. Tempo bom, 29 graus. O Bahia com seu uniforme de padrão branco com detalhes em vermelho e azul, e o Grêmio de camisas e calções em azul. Adversários e treinadores que se conhecem bem.
Bola rolando ...
- Começo bem equilibrado, as duas equipes marcando adiantado e trocando passes com bola no chão no meio campo. O Bahia ameaçou primeiro, com cobrança de falta de Artur, próxima da área gaúcha, obrigando Paulo Vitor a rebater pra escanteio, aos 5 minutos.
- Aos 10’, após cobrança de escanteio, a defesa baiana não resolveu e Geromel arrematou livre, por cima. A resposta do Tricolor baiano foi com Artur, que entrou driblando mas parou na dividida com o goleiro Paulo Vitor.
- Lá e cá. Bom ritmo, jogo limpo, bola trabalhada, boas estratégias coletivas, bom de ver.
- Aos 20’, Gilberto puxou um bom contragolpe e achou Artur entrando livre na direita; o chute colocado passou perto. Na sequência a resposta gremista, com Luan, nas mãos de Douglas.
- Aos 32’, após jogada individual de Cebolinha, pela canhota, Luan arriscou, colocado, mas Douglas salvou no rodapé, a bola descaindo, traiçoeira. Na volta, Guerra foi para com falta, que Artur bateu mas Paulo Vitor catou bem. Aos 38’, Alisson arriscou de longe, deu Douglas, no chão.
- Aos 43’, num ataque pela direita, sempre em cima Giovanne, a bola foi cruzada forte e Juninho pegou mal ao tentar o corte, a bola encobriu Douglas e bateu no travessão, na volta Lucas Fonseca mandou a escanteio. Perigo ! Na resposta, Gilberto conseguiu se livrar da marcação dura e bateu da entrada da área, nas mãos de Paulo Vitor.
Uma primeira etapa bem jogada, de lado a lado, e equilibradíssima. O Grêmio chegou mais pela direita, explorando as costas do lateral Giovanni que marca à distância. O Bahia explorou bem a velocidade de Artur e de Élber, pelos dois lados. O gol não saiu.
*
- Os gaúchos voltaram do vestiário mais ofensivos (Taciano no lugar de Maicon), valorizando muito a posse de bola, como é seu estilo, querendo encurralar o adversário. O Bahia bloqueando bem, apostando na velocidade dos contragolpes. Aos 5’,Gilberto e Artur tentaram finalizar; um foi bloqueado, o outro errou o alvo. O ritmo continua intenso.
- Taciano arriscou colocado, de fora, assustando Douglas; passou perto. Os gaúchos inteiros no campo dos baianos, que só saem na boa, tocando. Aos 16’, Renato pôs o lépido Pepê no lugar de Álisson, haja correria. Aos 16’, Juninho arriscou da esquerda, deu Paulo Vitor.
- Aos 18, Artur puxou ótimo contra-ataque, achou Guerra livre, fechando mas o meia gorou, mais uma vez. Roger perdeu a paciência com o venezuelano: pôs Marco Antonio no lugar, mais jovem, sangue novo no meio campo. Continuava aberto e parelho. Aos 26’, no Bahia, Caíque no lugar de Gilberto. O jovem Patrick, no Grêmio, substituindo Luan.
- Cebolinha tentou de falta, aos 31’, nas mãos de Douglas. Os visitantes, com o relógio andando, fechadinho, bloqueando bem. Aos 34’, João Pedro puxou bem um contragolpe pelo meio e achou Élber entrando pela canhota; o chute saiu forte, alto, visando o ângulo, mas Paulo Vitor salvou, espalmando a escanteio.
- Aos 40’, Cebolinha achou Tardelli penetrando no meio da zaga tricolor mas Douglas saiu, fechou o ângulo e ficou com a bola. Dois minutos depois, Marco Antônio entrou na área e foi derrubado... Olhe o VAR !!!
Pênalti ! Aos 43 minutos.
- Gol! 1 x 0 Bahia, aos 44’, Arthur Caíke, batendo a penalidade com classe.
- Ronaldo no lugar de Élber, pra segurar. O árbitro deu sete minutos de acréscimos. O time da casa tentou aquela pressão final, mas a defensiva baiana suportou bem, sem sufocos. Deu Bahia, grande triunfo !
*
Destaques
- Partidaço da dupla de zaga Lucas e Juninho. João Pedro melhor que Giovanni, Flávio e Gregore monstruosos; Élber e Artur muito bem, velozes e criativos; Marco Antonio entrou a todo vapor, muito melhor quer o omisso Guerra; e Caíke matou o goleiro na cobrança de pênalti. Elogios mais que merecidos ao treinador Roger Machado: perfeita a estratégia, o encaixe do jogo coletivo.
*
Escalações
- Grêmio : Paulo Vitor, Leo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Taciano), Mateus Henrique e Luan; Alisson, Tardelli e Cebolinha. Treinador, Renato Gaucho.
- Bahia: Douglas, João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Giovane; Flávio, Gregore e Guerra; Artur, Gilberto e Élber. Treinador, Roger Machado.
Arbitragem, com VAR, de Rodolfo Marques (PR)
*
Pela rodada 27, o Bahia recebe do Ceará na segunda-feira, às 19h30, em Pituaçu.
**
Jogos da rodada/quarta-feira
- CSA 2 x 2 Atlético (MG)
Às 20h – Fortaleza x Flamengo; às 21h – Palmeiras x Chapecoense; Cruzeiro x São Paulo
Às 21h30 – Goiás x Corínthians; Vasco x Botafogo.
Na quinta :
Às 19h15 - Santos x Ceará; Avaí x Internacional; às 21h – Fluminense x Athlético(PR)