Vitória é o quinto em seu grupo fora da zona de classificação
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
15/03/2019 às 09:40
Confiança 2x2 Vitória
Foto: ECV
O último triunfo do Vitória em campo aconteceu no dia 6 de fevereiro. São oito partidas sem vencer, na sequência. Pela Copa do Nordeste, o Rubro-Negro jogou cinco e empatou todas. O quinto empate aconteceu nessa noite de quinta, no Batistão, em Aracaju (2 x 2), contra o Confiança. Alguns jogadores e o técnico Chamusca até comemoraram o resultado, em razão de a equipe ter jogado com um atleta a menos em campo desde os 40 minutos da primeira etapa, com a expulsão do apoiador Rodrigo Andrade.
*
Baianos em baixa
No entanto, com os resultados da rodada, Bahia e Vitória estão fora da zona de classificação. O Vitória em 5º, no seu grupo, com 5 pontos ganhos. E o Bahia, mesmo com 9 pontos, está na sexta colocação em seu grupo, bem mais forte que o grupo do rival. Náutico e ABC venceram e passaram o Tricolor, ainda no amargor da derrota em casa diante do Sergipe ( 0 x 1).
*
Outros jogos na noite de quinta pelo Nordestão/6ª rodada:
- Sampaio Correia (MA) 0 x 1 ABC (RN) ; CRB (AL) 1 X 2 Náutico (PE).
*
Leão a postos
O treinador Chamusca, em busca de um primeiro triunfo na competição, escalou a equipe com novidades, duplas de laterais de ofício pelos lados do campo, promovendo assim a estreia de Fabrício:
- Ronaldo no gol; Ramon e Ed Carlos mantidos no miolo da zaga; pelo lado direito, Jeferson e Mateus Rocha; do lado esquerdo, Juninho e Fabrício; Wiliam e Rodrigo Andrade na marcação; Andrigo na armação e Leo Ceará na frente. Pra começar. Padrão de camisas brancas.
No apito, o maranhense José Henrique. Chuva maneira e calor em Aracaju. O Confiança, treinado interinamente pelo ex-atleta Geraldo Moreira (meia que atuou no Bahia, Ceará...), de camiseta azul.
*
Bola rolando
Mal começou...
- Gol ! 1 x 0 Vitória, Ed Carlos testou livre, na linha da pequena área inimiga, uma falta alçada da esquerda. Apenas um minuto de jogo. A defesa azul cochilou.
Aos 9 minutos Mateus Rocha bateu falta frontal, forte e no chão, mas o goleirão Genivaldo rebateu. O Leão era mais ousado, mas foi recuando, encolhendo-se, apostando no contragolpe apenas.
Então, o Confiança equilibrou, foi pra cima e quase empatou aos 23’; Ramon salvou. .
Com 30 minutos, em função de lesões, o time sergipano já tinha substituido dois jogadores, um lateral e um avante. O rubro-negro parou de jogar, dando bicos, sem conseguir ficar com a bola. O time da casa abafando, buscando o empate.
Aos 32’, o árbitro interpretou como pênalti uma entrada/desarme por trás de Mateus Rocha no avante Felipe.
- Gol ! 1 x 1, Confiança ! Gustavinho bateu a penalidade sem chances de defesa, forte e alto, empatando.
O Leão parecia sonado. Dois minutos depois quase aconteceu a virada; Ronaldo enjoou mas salvou um chute forte, rasteiro, de longe. Aos 39 min, pra piorar, o apoiador Rodrigo Andrade foi expulso, após uma falta no meio-campo; já tinha recebido um cartão amarelo antes, por outra falta cometida. Porém, na sequência ...
= Gol ! 2 x 1, Vitória, aos 42 min; Andrigo recebeu bom passe de Fabrício, na área inimiga, livrou-se, com um drible de corpo, do zagueiro marcador e do goleiro, tocando para as redes. Belo gol.
Fora de casa, com um atleta a menos em campo e sem o domínio em campo, o Vitória desceu pro intervalo comemorando a vantagem: 2 x 1. É o que conta.
*
Com um atleta a mais no gramado e o incentivo das arquibancadas, o Confiança voltou dos vestiários com determinação ofensiva. O Leão na moita, na manha.
- Gol ! 2 x 2, Confiança, logo aos 6 minutos. Felipe, bateu falta de longe, com violência, acertou o alto da rede baiana, sem muita chance pra Ronaldo, decretando o empate. Um foguete.
Pressão sergipana. Aos 15’, Chamusca promoveu a estreia do avante Felipe Garcia (ex-Goiás), no lugar de Leo Ceará. Aos 20’, saiu o desgastado Fabrício (uma boa estreia) para entrada de Leo Gomes. Era preciso ter mais posse de bola, garantir o resultado.
Os sergipanos querendo mais. Aos 27’, Ed Carlos evitou o gol, quase em cima da linha. Aos 36’, Chamusca trocou o cansado Mateus Rocha pelo avante Erick, tentando surpreender, mesmo com dez em campo. O time sergipano já não tinha a mesma intensidade, velocidade... o Leão suportando bem. E o tempo passando. Aos 47’, o último susto: Timbó bateu de dentro da grande área baiana, mas a bola foi nos braços de Ronaldo.
Foi só. Um grupo de torcedores rubro-negros, marcando presença, vaiou no final e pediu a saída de Chamusca. Injusto, no caso. Mas torcedor adora derrubar treinador.
*
Destaques
Ed Carlos impecável na defesa, um gol de cabeça; alvissareira estreia de Fabrício, no meio campo; o primeiro tempo de Andrigo, autor de um golaço.
No Confiança, Felipe, o camisa 10 , autor de um belo gol de falta em chutaço de longe.
*
Baianão/domingo
O Vitória recebe no Barradão o Fluminense de Feira, os Touros do Sertão já sem grandes anseios. O Leão quer vencer para confirmar a classificação e almeja a liderança, que é do Bahia de Feira, a melhor equipe do Campeonato Baiano, até aqui.
No mesmo domingo, o Bahia encara o Jequié, no Lomantão. Para se classificar tem de vencer o jogo e torcer por tropeços do rival rubro-negro, do Atlético de Alagoinhas ou do Vitória da Conquista.
**
Nordestão
Os próximos compromissos da dupla Ba Vi:
- Sábado, dia 23, o Vitória encara o ABC (RN) em Natal.
- No domingo, 24, o Bahia recebe o Salgueiro (PE), na Fonte Nova.