Esporte

CEO do Flamengo Reinaldo Belotti diz que alojamento não era puxadinho

Com informações do site do Flamengo
Da Redação , Salvador | 09/02/2019 às 18:04
Ricardo Belotti
Foto:
O CEO do Clube de Regatas do Flamengo, Reinaldo Belotti, fez um pronunciamento no final da tarde deste sábado a respeito da tragédia no Centro de Treinamento George Helal, que vitimou 10 atletas da categoria de base do clube, na madrugada de sexta-feira. Sem aberturas para perguntas de jornalistas, Belotti abordou vários assuntos que estão sendo tratados em redes sociais e pela imprensa, esclarecendo pontos importantes. Seguem abaixo alguns pontos do pronunciamento de Reinaldo Belotti. 

Atendimento aos familiares

Gostaria de falar a respeito daquilo que mais investimos desde que o acidente ocorreu. E não medimos esforços para atender os familiares das vítimas. A partir do momento deste trágico acidente, nós providenciamos trazer para o Rio os familiares, providenciamos ir buscá-los onde estavam chegando, fosse no aeroporto ou na rodoviária. Com psicólogos e assistentes sociais, levamos todos para um centro de acolhimento num hotel confortável no Recreio, que desse a privacidade necessária para que suportassem esse momento. Qualquer movimentação era feita com nosso apoio. Assim foi feito e assim está sendo feito.

Hoje identificamos cinco corpos e estamos providenciando o traslado para onde as famílias decidirem, de avião de carreira, se houver, ou de jato fretado, se for necessário. Paralelamente a isso, temos três atletas hospitalizados. também trouxemos os familiares para cá, estamos acompanhando todo o desenvolvimento de seu tratamento nos diversos hospitais, utilizando médicos, assistentes sociais e o que for necessário. Para o que está em estado mais grave, temos dia e noite médicos nossos e rezamos para que ele saia dessa. Estamos confiantes. As primeiras 72 horas são essenciais e estamos confiantes de que em breve teremos esse caso resolvido. Os jogadores que estavam lá e não tiveram ferimentos, nós mandamos para suas casas, com um representante do clube com cada um, até entregá-los a seus representantes legais. Isso tudo está registrado. Mantemos diariamente contato com eles, via psicólogos, para garantir que estão sendo bem atendidos e não sofram consequências.

Documentação

O Centro de Treinamento, suas licenças, seu alvará e suas multas. Isso não tem nada a ver com o acidente que ocorreu. Nós temos algumas providências a serem tomadas para deixar o CT plenamente legalizado. Estamos trabalhando arduamente nisso, com o corpo de bombeiros. Nós precisávamos de nove certificados para conseguir o alvará, já temos oito. Estamos trabalhando com o corpo de bombeiros para conseguir o alvará.

"Puxadinho"

Nós não estamos falando de puxadinho, estamos falando de um alojamento. Além disso, nós fomos fiscalizados, esse alojamento foi fiscalizado e aprovado pelo Conselho Municpal da Criança e do Adolescente, que emitiu certificado de regularidade, pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que emitiram o certificado de clube formador para o Flamengo, segundo a Lei Pelé. E eu queria aqui ler um pequeno trecho: 

Essa fiscalização tinha que atender o seguinte: manter o alojamento e as instalações esportivas adequadas, em matéria de alimentação e higiene, segurança e salubridade. A partir do momento que tivemos esse certificado que acabei de falar, é porque todos os pré-requisitos foram atendidos. E não estamos falando de uma instituição. Estamos falando de duas, de três instituições. E esse módulo era conhecido por todos. É provável que todos nessa sala já tenham visitado o CT. Não era um "puxadinho" que a gente escondia. Pelo contrário. Era um alojamento confortável, adequado e que nós mostrávamos para todos com orgulho. A estrutura organizacional do Flamengo fez, preventivamete, uma vistoria em todos os ares-condicionados naquele imóvel. Temos isso registrado e podemos divulgar para quem quiser.

Chuva forte no Rio de Janeiro

Na quinta-feira, vocês se lembram, caiu sobre o Rio de Janeiro praticamente um furacão, com ventos entre 110 e 120 km por hora. Apesar das instalações terem sido pouco atingidas, a região de Vargem Grande foi muito atingida. Nós tivemos quedas de postes, atingiu-se a alimentação de energia elétrica pro CT. A suposição é que esses picos de energia tenham influenciado o funcionamento regular do ar-condicionado e ocasionado o princípio de incêndio. 

Esse incêndio começou e, infelizmente, quando tem um incêndio deste porte, com emissão de fumaça, as pessoas começam a desfalecer e você não tem mais o controle. A verdade é que aconteceu um acidente trágico. Não foi por falta de investimento do Flamengo, não foi por falta de cuidados do Flamengo. Afinal de contas, esse é o nosso maior ativo. Aquela turma que estava dormindo lá era o nosso futuro. Nós prezamos muito por essa turma, muito. A ponto de que, você sabem, o time mais disputado, quando um garoto começa a se destacar no futebol, o sonho dele, independentemente do do time que torcer, é vir para o Flamengo.

Trabalho contínuo

Nós tivemos todo o cuidado e não poupamos esforços em dar o melhor para o nosso pessoal. Mas, infelizmente, foi uma sucessão de eventos após um dia catastrófico no Rio de Janeiro, que nos trouxe essa catástrofe ainda pior. No momento, o que temos para falar é isso. Nós estamos trabalhando dioturnamente em cima de tudo o que aconteceu e estamos levantando toda a documentação. Temos pessoas de altíssima qualidade trabalhando nisso. Nossa prioridade continua ser atender os familiares das vítimas, os atlteas que estão feridos e aqueles que foram enviados para casa. Essa é a prioridade absoluta. Todos nós, empregados do Flamengo, todos os vices, o presidente, a comunidade rubro-negra, a grande família rubro-negra, o futebol brasileiro e mundial estão de luto e sentimos muitíssimo por ter ocorrido conosco.