Futebol volta com jogos do Bahia e do Vitória
ZedeJesusBarreto , Salvador |
15/01/2019 às 10:21
Bahia pronto para a estreia
Foto: Felipe Oliveira
Nesta terça começa a temporada 2019 do futebol. De cara, Bahia e Vitória na fita, valendo pelo Nordestão. O Rubro-negro estreia primeiro, às 21h30, em Maceió, contra o CSA das Alagoas. O Bahia entra em campo na quarta-feira, 20 horas, contra outro alagoano, o CRB, na Fonte Nova.
E no dia 3 de fevereiro tem Ba x Vi, o primeiro do ano, às 17 h, na Fonte Nova, pela terceira rodada do Nordestão. Pra matar as saudades.
**
Leão rejuvenescido
O Vitória é o maior campeão da Copa do Nordeste, com quatro títulos. O Bahia tem três e esteve nas cabeças desde 2015, quando perdeu a final para o Ceará; em 2016 caiu nas semifinais para o Santa Cruz, foi campeão em 2017 (venceu o Sport na final, Fonte Nova, gol de Edigar Junio); e perdeu o título do ano passado para o sofrível Sampaio Correia, num melancólico empate sem gols diante de sua torcida.
**
Regras novas
Pelo modelo diferenciado do Nordestão 2019, 16 clubes estão divididos em dois grupos de oito, que se enfrentam. Classificam-se os quatro primeiros colocados de cada grupo. Dai por diante, é mata-mata, um só e decisivo jogo, na casa do melhor colocado; até a final (em dois jogos), prevista para o fim de maio/começo de junho.
**
Os Grupos:
A – Vitória, CRB, Santa Cruz, Sampaio Correia, Fortaleza, Salgueiro, Altos do Piauí e Sergipe.
B - Bahia, CSA, ABC de Natal, Botafogo da Paraíba, Confiança, Náutico, Ceará e Moto Clube.
**
Mistão do Leão
Pelo montão de caras novas e o pouco tempo de treinamento para entrosar uma equipe tida como titular, o treinador Chamusca, do Vitória, deve optar, na estreia, por uma equipe mesclada, a maioria de atletas formados na base do clube, mais acostumados a jogar juntos.
Tipo assim: Caíque, Cedric, Bruno Bispo, Gabriel Silva, Mateus Rodrigues; Herbert, Luan Ferreira, Nickson, Jhemerson, Luan; Eron. Por aí.
*
Vêm treinando como prováveis titulares para a sequência (Baianão /Nordestão/Copa do Brasil): Ronaldo, Jeferson, Ramon (Ed Carlos), Thales e Benitez; Leo Gomes e Leandro Vilela; Andrigo, Iago e Érick; Leo Ceará. E tem mais gente nova para aparecer na Toca do Leão.
Marcelo Chamusca está quebrando a cabeça para dar encaixe e achar o time ideal; o que só vai acontecer, claro, com o decorrer das competições. Paciência, torcedor.
**
Um Tricolor mais forte?
No Bahia, o treinador Ênderson Moreira, mantido da temporada passada, tem trabalhado em cima de uma base montada e aprovada em 2019. Não há definição ainda da equipe que enfrenta o CRB, diante do torcedor devotado e carente de bola. Outro dia, oito mil foram ver o treino de portões abertos.
Mas, podemos arriscar uma provável escalação: Douglas, Nino Paraíba, Thiago (Jackson), Lucas Fonseca e Paulinho; Gregore, Élton e Guilherme (estreando); Élber, Gilberto e Clayton (Shaylon, ex- SP). Na boca, Nilton, Flávio ...
E tem ainda pra estrear o lateral Matheus, a volta do apoiador Yuri, os meias atacantes Artur, Iago, Rogério... A briga do meio para frente vai ser boa.
*
O vaivém
Edigar Junio se foi para o Japão, emprestado por uma temporada; deixa saudade, marcou 44 gols com a camisa tricolor. Para o lugar dele a diretoria está negociando a volta do centroavante Fernandão, 31 anos, ídolo da torcida na temporada 2013; está jogando na Arábia, que vir embora. É alto, forte, inteligente e sabe (sabia) fazer gols.
Quem deve estar de volta ao ninho Tricolor é o lateral esquerdo Moisés, adquirido ao Corínthians, que fez uma boa temporada 2018 no Botafogo (RJ). Vai brigar pela posição com Paulinho.
*
O torcedor, que até gostou do desempenho da equipe treinada por Ênderson Moreira em 2018, quer mais. Quer títulos e melhores desempenhos no Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Um temporada longa, puxada, de muitos jogos. Mesmo com a parada entre 14 de junho/7 de julho para a disputa da Copa América de seleções.
**
Copa do Brasil
Os clubes baianos estreiam na competição nacional, todos, no dia 13 de fevereiro.
- Juazeirense x Vasco, 20h30, no Adauto Moraes.
- Moto Clube x Vitória, 21h15, no Castelão.
- Rio Branco (Acre) x Bahia, 21h30, na Arena Floresta.