Programa esportivo em Lauro de Freitas é lançado
Mariana Cedrim , LF |
17/04/2018 às 19:13
Programa esportivo em Lauro de Freitas é lançado
Foto: Edgard Copque
A Base Aérea de Salvador iniciou, oficialmente, as atividades do Profesp - Programa Forças no Esporte que vai beneficiar 160 crianças de Lauro de Freitas. A solenidade foi realizada nesta terça-feira (17), no Cine Teatro Santos Dumont, na Base Aérea de Salvador, e contou com a presença da prefeita Moema Gramacho, secretários municipais.
Baseado no Programa Segundo Tempo, o Profesp tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, colaborando com o desenvolvimento do jovem e atuando como fator de cidadania. Implantado em 2013 em Lauro de Freitas, o programa atua nas áreas de vulnerabilidade para melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes. Este ano o Profesp vai atender aos estudantes da rede municipal do polo educacional de Areia Branca.
A prefeita Moema Gramacho destacou a sensibilidade da Força Aérea Brasileira por entender o quanto é importante a realização de um trabalho de inclusão social. “Gratidão de fazer parte dessa parceria. O poder público municipal não resolve os problemas sozinhos, precisamos de parceiros como a Base Aérea, que trazem esperança, expectativa de vida e oportunidade que são dadas em ações como esta”.
Para o comandante da BASV, coronel aviador José Henrique Kaipper, “o programa traduz o sentimento de estar presente na vida das crianças que participam do Profesp. Conseguimos introduzir o sentido da coletividade, do trabalho em equipe e o reflexo disso tudo é que já estamos no 6º ano de execução deste programa que tem foco no social. Sempre estaremos abertos a parcerias como esta com a Prefeitura de Lauro de Freitas que tem como objetivo beneficiar a sociedade”.
Aluna do Profesp desde 2015, Raquel de Jesus, aluna da Escola Municipal Tenente Gustavo, confessou que vai aproveitar o quanto for possível do programa. “É muito bom. Ajuda a gente a se desenvolver nos esportes, na escola, auxilia na leitura”. Raquel falou ainda da expectativa para este ano. “Tomara que tenha mais futebol para as meninas, pois é o que mais gosto”.
A cerimônia foi encerrada ao som do Coral do Profesp. A garotada encantou a todos os convidados ao entoarem as canções Zero a Dez e Hallelujah. Além dos alunos das escolas municipais Capiarara, Esfinge, Tenente Gustavo e Capitulino, estiveram presentes à solenidade os secretários Paulo Gabriel (SEMED), Uilson de Souza (SETREL), Huldaci Santana (SEMDESC) e Erasmo Moura (Saúde). O Profesp é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exercito e Aeronáutica, em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.