A previsão é que a partir do próximo ano a ação aconteça também nas unidades escolares.
MC , Lauro |
13/11/2017 às 10:29
A prefeita Moema Gramacho durante o evento
Foto: PMLF
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, assinou na tarde deste domingo (12), convênio com o Centro Panamericano de Judô, em parceria com o governo do estado, que garante aulas práticas do esporte, nos tatames do complexo, para estudantes da rede municipal de ensino durante o turno oposto às aulas regulares. O convênio vai contemplar 1.500 jovens.
O documento foi firmado após a premiação do Campeonato Brasileiro de Judô Sênior. Ao lado da secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olivia Santana, Moema entregou as medalhas às campeãs da categoria Super Ligeiro feminino - Patrícia Marques (SC), Amanda Santos (SP), Hanna Nascimento (PE), e Leticia Menino (MS) - enquanto a gestora estadual condecorou os atletas masculinos vencedores.
“Essa iniciativa significa inclusão social pelo esporte, e numa modalidade que expressa defesa, disciplina e respeito ao outro. No clima de violência que estamos vivendo é bom trazer nossos jovens para práticas saudáveis’. Moema lembra ainda que a ação integra o projeto Cidade Educadora.
O secretário municipal de Educação (Semed), Paulo Gabriel Nacif, celebrou o momento e explicou que a partir do convênio o projeto poderá ser ampliado na cidade. "Desde o início do ano letivo nós incluímos cerca de 700 alunos do fundamental I na prática esportiva", destacou ele, pontuando que além das aulas no projeto municipal as crianças também recebem alimentação e uniforme.
A previsão é que a partir do próximo ano a ação aconteça também nas unidades escolares. A intenção é ampliar as áreas de atuação educacional e descobrir novos talentos do esporte como Camila Yamakowa, do Mato Grosso do Sul. A atleta é um dos 14 classificados neste domingo – com a vitória no campeonato - para uma vaga na seleção brasileira principal para 2018.
O Campeonato Brasileiro Sênior de Judô trouxe a Lauro de Freitas a elite do esporte no país. Entre os medalhistas olímpicos estavam Sarah Menezes, Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro.