Esporte

DIA DO PLEBISCITO: No jogo do silêncio, Barcelona vence Las Palmas 3x0

Jogo foi realizado com portões fechados
Nara Franco , da redação em Salvador | 01/10/2017 às 14:10
Comemorações com pouco entusiasmo
Foto: El Periodico
Os cidadãos da Catalunha votam hoje (1) a independência da região em relação à Espanha e devido ao clima de tensão em Barcelona, o jogo entre o time local e a equipe do Los Palmas aconteceu sem torcida. O Barça ameaçou não entrar em campo, mas por medo de perder seis pontos, decidiu apenas fechar os portões do estádio Camp Nou. O time da Catalunha ganhou por 3-0.

O Barcelona havia entrado em contato com as autoridades para pedir o adiamento do jogo por falta de segurança. A Federação Espanhola e La Liga, que organizam a competição, recusaram o pedido. 

O Las Palmas, por sua vez, fez um pedido à Federação Espanhola para atuar com a bandeira da Espanha na camisa, demonstrando ser a favor da união do País, e foi atendido. Em seguida, a direção do Barcelona decidiu cancelar a tradicional refeição com os dirigentes do time adversário que antecede todos os jogos. 

Os torcedores que chegaram ao estádio encontraram os portões fechados. Sem saber se a partida aconteceria ou não, o público foi se aglomerando na frente do Camp Nou. 

Segundo o jornal "Marca", alguns jogadores do Barça, como o zagueiro Piqué, não queriam entrar em campo, enquanto uma outra parcela defendia que a partida acontecesse normalmente. Por fim, o clube emitiu um comunicado no qual oficializa a decisão de que o jogo acontecerá, mas sem a presença da torcida.

Neste domingo acontece o plebiscito sobre a independência da Catalunha. O governo espanhol não reconhece a votação e a desavença tem provocado incidentes na cidade desde o início da manhã. Houve confronto entre manifestantes e policiais em diversos locais. O governo catalão fala em mais de 300 feridos.