O primeiro título do Vitória em 2017
Da Redação , Salvador |
15/01/2017 às 16:09
Vitória 8x1 Juventude de VCA
Foto:
Com o triunfo por 8 a 1 diante do Juventude, de Vitória da Conquista, dentro do Estádio Manoel Barradas (Barradão), a equipe do Vitoria conquistou, pela primeira vez, o título do Campeonato Baiano de Futebol Feminino. Este foi o primeiro troféu do clube em 2017.
Os gols da partida foram assinalados por Jucinaira (3) e Verena (2). Kailane, Formiga e Roqueline completaram o placar de 8 a 1, descontando Michele para o Juventude. Promovido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) o jogo foi transmitido ao vivo pela TVE (Educativa).
POTENCIAL EXPLORADO
Representando o governo do Estado, o secretário estadual do Trabalho e Esporte Álvaro Gomes participou das entregas dos troféus e medalhas. Também prestigiaram a festa do futebol feminino, a técnica da Seleção Brasileira da categoria Emily Lima; o coordenador de Esporte da Setre, Wilton Brandão, entre outros convidados.
Álvaro Gomes disse que o futebol feminino no Brasil tem um grande potencial a ser explorado e que a Bahia tem sido um celeiro de craques nesta modalidade. “Daí, que precisamos fortalecer este esporte que proporciona inclusão social às mulheres. Este fortalecimento é uma das metas do governador Rui Costa, que trabalha para transformar o Esporte em Política de Estado”, conclui.
TRIUNFO JUSTO
Pela primeira vez nas últimas 14 temporadas, a equipe de São Francisco do Conde não esteve presente na decisão. A hegemonia do time da Região Metropolitana de Salvador foi quebrada pelo Vitória, nesta temporada 2016/17, derrotando o Juventude de Vitória da Conquista por duas vezes nas finais: a primeira por 6 a 0 e a segunda por 8 a 1.
Na partida deste domingo, pela manhã, dirigida por Irinaldo Silva com Daniella Pinto e Patrícia Nascimento na assistência, o rubronegro baiano foi totalmente superior. Já no primeiro tempo ganhava por 3 a 0. Na etapa final ampliou a goleada como mais cinco gols, sofrendo apenas um. Final 8 a 1para o Vitoria.
PARCERIA HISTÓRICA
Como já havia feito com o Campeonato Intermunicipal, a TVE levou para todo Estado, em sinal de digital, pela primeira vez, o Campeonato Baiano de Futebol Feminino. O duelo entre Vitória e Juventude, de Vitória da Conquista, foi transmitido ao vivo e também pelo portal do IRDEB - irdeb.ba.gov.br.
“A nossa emissora já havia transmitido as emoções do Campeonato Intermunicipal, e continuará levando o melhor da maior competição de futebol amador do Brasil até 2018. Sendo assim, não poderíamos ficar de fora também desta final histórica para o futebol baiano”, destaca o diretor Geral do Irdeb, Flávio Gonçalves.
NOME DE TROFÉU
A ex-zagueira Solange Santos Bastos, baiana de Feira de Santana, uma das atletas que integrou a primeira Seleção Brasileira Feminina, entre o final da década de 80 e início da década de 90, foi a grande homenageada do dia. Atleta olímpica e defensora da Seleção Brasileira nos Jogos de Atlanta, em 1996 recebeu da FBF uma justa homenagem: seu nome gravado no troféu entregue à equipe campeã.
Hoje, além de treinadora, a ex-zagueira Solange é uma descobridora de talentos e integra a equipe de avaliadores técnicos da Caravana do Futebol Feminino da Federação Bahiana de Futebol. “Este projeto pioneiro no país, que viaja por cidades baianas e realiza avaliações técnicas com garotas que sonham em se tornar atletas de futebol é da FBF”, finaliza o presidente da entidade Ednaldo Rodrigues
.