Fim de semana com futebol e jogo do Vitória contra o Palmeiras
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
08/12/2016 às 23:22
Copa Brasil sub-20 Bahia é vice
Foto: ECB
Depois do trágico acontecido com a equipe do Chapecoense nas montanhas da Colômbia, feridas ainda abertas, a bola voltou a rolar no Brasil.
*
Grêmio Copeiro
Na noite de quarta, em Porto Alegre, o Grêmio sagrou-se Campeão da Copa do Brasil /2016, ao vencer o duelo final contra o Galo Mineiro. É o quinto título do tricolor gaúcho nessa competição. A equipe campeã é treinada por Renato Gaúcho, um ex-atleta campeão do mundo identificado com o clube.
*
SP é Bi sub-20
Na noite de quinta, 8, feriadão da Conceição da Praia, em Pituaçu, a equipe sub-20 do São Paulo sagrou-se bi-campeão da Copa do Brasil da categoria, empatando com o Bahia pelo placar de 2 x 2. O time visitante fez 2 x 0 na primeira etapa e os donos casa reagiram na segunda etapa, chegando ao empate com um gol de pênalti e outro de falta, marcados pelo bom avante João Paulo. Mas o empate não foi suficiente pois o tricolor paulista já tinha vencido no Morumbi por 3 x 1.
A equipe baiana treinada por Aroldo Moreira entregou, com muitas falhas defensivas primárias nos dois jogos. E os paulistas ainda contaram com uma mãozinha da arbitragem que anulou um gol legítimo do Bahia logo no início. Mas não há o que contestar, porque os paulistas foram superiores.
*
Fechando o balaio
Domingo, no Barradão, o Vitória encerra a temporada enfrentando o Campeão Palmeiras pela última rodada do Campeonato Brasileiro/ 2016, série A. Não vejo riscos de o Vitória cair para a Série B/2017, nem no tapetão.
O Inter de Porto Alegre, com o pescoço na forca, desenterrou o caso Vitor Ramos (que estaria atuando de forma irregular pela equipe baiana desde o campeonato baiano) e agitou pela mídia uma possível virada de mesa. Não vi méritos do Colorado na questão. Tudo indica que o processo seja mais uma vez arquivado pelo STJD, pois a transferência do atleta teria sido referendada pela CBF. Então ...
Quanto ao jogo em si, o Verdão Campeão vem com equipe mista em busca de fechar a temporada com mais um triunfo e boa exibição, a garotada em campo tentando mostrar serviço, e o Vitória vai com tudo pra cima deles. Estão de fora, suspensos, o zagueiro Vitor Ramos, o lateral Norberto e o avante Kieza. O jogo é um bom aperitivo de Natal.
- A torcida quer saber. Afinal, Marinho, o destaque da equipe, fica para a temporada de 2017? Virou ídolo da galera.
*
Que bom
Sim, teremos Ba x Vi na elite, na Série A em 2017. Que formemos boas equipes, sem riscos de voltar a cair pra segundona.
*
Fica e sai
Atletas do Bahia com contrato até 2017, ou mais, e que podem ficar no grupo para a temporada – Campeonato Baiano, Nordestão, Série A : Jean, Tinga, Tiago, Jackson, Lucas Fonseca, Éder, Dedé, Juninho, Feijão, Yuri, Gustavo Blanco, Cajá, Régis, Rômulo, Hernane e Mário. Desses 16, apenas uns sete têm condições jogar uma Primeirona. E olhe lá.
Devem voltar de empréstimos: Douglas Pires, Hayner, Jacó, Jeam e JP Penha. ???
Dos que acabaram o contrato agora em dezembro, o clube manifesta interesse em Muriel, Eduardo, Moisés, Luis Antonio, Renê Junior e Edigar Junio.
Guto Ferreira, o Gordiola, permanece com sua equipe de trabalho e comanda as ações de formação do plantel para a próxima temporada. O diretor de futebol é Ney Pandolfo. Dá para acreditar ?
**
Troca de comando
No Rubro-negro, o tititi do momento é a eleição para a direção do clube. Sem essa de democracia, voto de sócio torcedor.
Devem entrar na disputa quatro chapas. Uma encabeçada pelo atual presidente Raimundo Viana ou um indicado seu; são candidatos concorrentes Ricardo David, Ivã de Almeida e, atenção, Paulo Carneiro, que tem o apoio de facções fortes da torcida rubro-negra, o ‘grandão’.
O futuro da equipe, paroano, depende muito dessa eleição.
**
Mundial de Clubes
Lá fora, já começou a 13ª decisão do Mundial de Clubes/Fifa, com a participação dos campeões continentais: Kashima Antlers (Japão), Jeonsbuk Hyundai (Coréia do Sul), Auckland City (Nova Zelândia), Mamelodi Sunddowsn (África do Sul, América (México), Atlético Nacional de Medellin (Colômbia) e Real Madrid (Espanha).
Todos esperam a final entre o bilionário Real Madrid e o Nacional de Medellin, em tese as melhores equipes do torneio. Torcemos pelo time colombiano, até pela decência e desportividade deles no caso da tragédia com o Chapecoense, com quem disputaria o título da Copa Sulamericana.
Mas todas as apostas estão no Real Madrid das estrelas Cristiano Ronaldo, Marcelo, Bale, Sérgio Ramos, Benzema... um elenco notável.
*
Quem é o melhor
E vem aí o prêmio FIFA de melhor do mundo na temporada 2016. Cristiano Ronaldo, Messi ou Griessmann? Parece cartas marcadas, deve dar CR-7, o portuga. Sou mais Messi, o ‘hermano’ La Pulga, mais completo. O francês Griessmann é ainda uma boa promessa, Neymar é melhor, mas é marrento e mal visto até por parte da torcida brasileira. Infelizmente.
Na minha opinião, Cristiano Ronaldo significa eficiência. Neymar é fantasia. Iniesta é técnica. Messi é um pouco de tudo. Pogba é elegância. Griessman pode vir a ser.
Saudades sinto de Pirlo e Xavi, dois meio-campistas soberbos, inigualáveis.
**
Tristeza
Vi jogar no Vitória, nos áureos anos setenta, o canhoto Mário Sérgio, craque nas quatro linhas e polêmico fora delas, a quem entrevistei. Vi atuar e acompanhei das arquibancadas a carreira de altos e baixos do meia Artur Maia, talentoso, canhoto também, capaz de jogadas geniais, aqui e ali. Acompanhei mais de perto a carreira do meia Ananias, cria das divisões de base do Bahia, ainda cabeludo, depois titular, um atleta exemplar, um jogador eficiente, gente boa, muito querido pelos colegas.
Todos eles se foram no último voo da Chapecoense para Medellin, na Colômbia. Pena!
Não dá pra calar: quanta irresponsabilidade naquele voo ! Vidas jovens ceifadas, profissionais que se foram no ápice de suas carreiras, famílias destruídas.
E aí ?