Nos dias 12 e 13 de novembro acontece, no Ginásio de Cajazeiras, o Salvador Open de Jiu Jitsu, evento internacional que terá a participação de atletas de pelo menos 10 países.
Em visita, nesta quinta-feira 8, ao Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, uma comissão da Federação Bahiana Esportiva de Jiu-Jitsu convidou o titular da Setre para a solenidade de abertura e na oportunidade solicitou o equipamento do Governo do Estado para a realização da competição.
Secretário Álvaro Gomes ficou feliz pela Bahia sediar mais um evento esportivo de alto nível e lembrou que o Governo do Estado apoiou outros eventos como o Mundial de Luta Olímpica, realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, e uma edição do WGP Kick Boxing, que aconteceu no Ginásio de Cajazeiras.
Ele também lembrou que a Bahia foi escolhida pelas seleções de Cuba (taekwondo, halterofilismo e judô), Croácia (polo aquático) e Brasil (nado sincronizado, polo aquático e judô) para aclimatação olímpica da Rio 2016.
“Temos interesse em estimular a prática esportiva na Bahia e uma competição como esta vai ajudar mais ainda o nosso objetivo de usar o esporte como ferramenta de inclusão social”, disse o secretário.
O atleta autista Igor Nogueira, 22 anos, que acompanhou a comissão no encontro com o titular da Setre, e pratica o esporte há três anos, disse que o Jiu-Jitsu ajudou bastante a melhorar a sua comunicação com o mundo. Na quinta etapa do Campeonato Baiano ele terminou na segunda colocação competindo com atletas sem transtornos e agora está cheio de esperança para o Salvador Open.