Esporte

FOGO SIMBÓLICO da Pátria comemora 47ª Edição em Serrinha com corrida

Simbolismo pátrio na Serra com informações do Calila
Da Redação , Salvador | 02/09/2016 às 10:11
Luis Pereira (Luis da Bicicleta) comanda o evento
Foto: Raimundo Mascarenhas
A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria chegou a 47ª Edição neste ano 2016. O ato cívico idealizado no ano de 1969 por um grupo de serrinhenses, hoje com muita honra conta com um desses, Luiz Silva Pereira, popularmente conhecido como Luiz da Bicicleta, que aos 70 anos e dois meses de idade, mostrar grande capacidade e vigor físico para correr e coordenar a corrida.

O Fogo Simbólico representa a abertura da semana da pátria na região sisaleira, assim como a Tocha Olímpica simboliza os jogos olímpicos. De acordo com Luiz, este ano houve uma redução no número de municípios participantes, pois precisa de apoio logístico e muitos prefeitos alegaram dificuldades financeiras e deixaram de participar, mesmo assim, como acontece todos os anos, uma equipe de cerca de 20 atletas saiu da cidade de Serrinha na quarta-feira, 31, com destino a cidade de Queimadas onde pernoitou. Na quinta (1º) se deslocou até a cidade de Cansanção, Nordestina, Queimadas, Santaluz, Valente, Conceição do Coité e chegou em Serrinha por volta das 19h30.

oportunidade a secretária de Educação e Esporte do Município de Coité Perpétua Sampaio, passou a tocha para o secretário de Esportes de Serrinha, conhecido por “Nicaninha” que usou a mesma para acender a chama instalada ao lado do coreto, devendo permanecer acesa até o Dia 7 de Setembro.

O coordenador Luiz da Bicicleta contou a historia do Fogo Simbólico e disse que faz parte de sua vida, pois graças a essa atividade ele permanece praticando esportes, recentemente participou de uma corrida na cidade de Jacobina e ficou em primeiro lugar na sua categoria. Aproveitou para agradecer aos prefeitos, secretários e atletas de todos o municípios que participaram este ano.