Tite é o mais cotado para ser o novo técnico da seleção
Da Redação , RJ |
14/06/2016 às 17:01
Dunga chega a CBF
Foto: Guilherme Pinto
Cairam. O técnico Dunga, o coordenador Gilmar Rinaldi, e toda a comissão técnica da seleção brasileira foram demitidos no início da tarde desta terça pela direção da CBF, conforme nota publicada no site da entidade. O afastamento do grupo teria sido tomado por comum acordo, segundo o comunicado. A entidade deve definir o substituto de Dunga ainda nesta terça. O cotado é Tite do Corinthians.
Tite é o favorito para ocupar o cargo. Dunga dirigiu a seleção por 26 partidas nesta sua segunda passagem pela equipe, com 18 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Ele já havia dirigido o time entre 2006 a 2010.
Em julho de 2014, semanas depois da Copa do Mundo, a CBF pretendeu dar início a uma reestruturação na seleção brasileira e trouxe de volta o técnico Dunga, com o qual a equipe já havia fracassado no Mundial de 2010. Logo em sua primeira entrevista, ele reconheceu que o Brasil já não despontava como o melhor futebol do planeta e disse que a confiança do torcedor só seria reconquistada com bons resultados.
Quase dois anos depois, ele seria vítima do próprio discurso. Foi demitido por causa dos resultados do time - atual sexto colocado nas eliminatórias do Mundial de 2018, eliminado nas quartas de final da Copa América de 2015, e agora alijado de nova edição do torneio continental, sem qualificação para superar Peru e Equador em seu grupo.
Dunga ressaltou naquela entrevista de julho de 2014 a necessidade de se combinar organização com planejamento para a seleção obter sucesso. Citou várias vezes a Alemanha. E disse que Alexandre Gallo seria o grande comandante do time olímpico. Meses depois, Gallo foi demitido.
Veja a nota oficial da CBF na íntegra:
A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu, nesta terça-feira, dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe.
A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da Seleção Brasileira.
A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho.