Com informações de ZédeJesusBarrêto
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
11/06/2016 às 14:30
Messi, o craque
Foto: EFE
Fechando a segunda rodada, pelo Grupo D da Copamérica, Argentina 5 x 0 Panamá – jogo na noite alta de sexta/invadindo a madruga de sábado, no estádio Soldier Field, de Chicago. Os panamenhos correram muito, chegaram junto, mas a superioridade técnica argentina foi flagrante, mesmo no primeiro tempo sem Messi.
Logo aos 6, no jogo aéreo, Otamendi, zagueiro, testou cruzamento de falta cobrada por Di Maria e abriu o placar 1 x 0. O Panamá não se assustou, encarou, foi pro pau, ao ataque. Esquentou o embalo do jogo e o clima entre os atletas no gramado. Muito corpo a corpo, muito empurra-empurra e cai-cai em campo. Os panamenhos ‘comeram a pilha’ dos milongueiros e, aos 30 minutos, o defensor Godoy foi expulso e a equipe centro-americana ficou com um atleta a menos em campo, facilitando a vida dos hermanos do sul.
Joguinho truncado e sem brilho na primeira etapa.
O panorama pouco mudou na etapa final; a Argentina tentando trocar passes, ampliar o marcador e o Panamá brigando, resistindo bravamente. Até que ...
Aos 15 minutos, Messi entrou em campo, o ‘la pulga’, melhor do mundo, estreando na competição. A torcida de Chicago vibrou. Aí, aos 24’, numa estourada errada da zaga panamenha a bola sobrou pra ele, Messi, que bateu de canhota, no cantinho e fez 2 x 0, o 51º gol da fera pela seleção argentina. Sim, faz a diferença, simplifica, é objetivo. Aos 32’, de falta – que ele mesmo sofreu – o genial Messi colocou de canhota no ângulo fazendo o seu segundo no jogo: 3 x 0. Aos 41’, o melhor do mundo recebeu na meia lua, livrou-se da marcação e bateu com a canhotinha, no canto: 4 x 0 , três dele, o diferenciado.
Pra fechar o caixão, com goleada, Messi fez um lançamento daqueles, longo e preciso, deixando Kun Aguero livre, de cara com o goleiro: 5 x 0.
*
Chile vence chorado
Ainda pelo Grupo D, algumas horas antes, num jogo encardido, disputado e igual, só no minuto final o Chile conseguiu o gol da vitória (placar de 2 x 1 ) contra a Bolivia, Vidal batendo pênalti, bastante duvidoso. Triunfo chorado e chiado. Os dois gols foram de Vidal.
Os bolivianos não mereciam o resultado e o Chile, sem o treinador Sampaoli, não é mais aquele, não faz uma Copamérica que entusiasme.
*
México e Venezuela classificados
Pelo Grupo C da Copamérica, no encerramento da penúltima rodada já temos definidos os dois classificados para a próxima etapa da competição– México e Venezuela, e os que já estão fora do páreo porque perderam os dois primeiros jogos e não fizeram pontos: o Uruguai, que todos tinham como um dos favoritos e a verde Jamaica.
Na rodada de quinta/madrugando a sexta, o México venceu a Jamaica (2 x 0) sem dar passeio mas sem sofrer sobressaltos, em Pasadena. Sob o comando de Osório (ex-SP) os mexicanos encontraram um jeito de jogar que os credenciam como um dos favoritos: bom goleiro, marcam duro e de forma incansável, são taticamente disciplinados e objetivos. Não dão espetáculo mas estão há mais de ano sem perder. Futebol coletivo.
*
Uruguai fora
Venezuela x Uruguai, abriram Grupo C, quinta à noite, na Filadélfia. Mais uma vez, a ausência de Luizito Suarez, hoje o principal astro da Celeste Olímpica. Faz falta. Uruguai favoritíssimo, mesmo assim. No entanto ...
Aos 36’ da equilibrada partida, o lateral venezuelano Guerra arriscou do meio campo por cobertura, o goleirão Muslera esticou-se todo e desviou com a ponta dos dedos, a bola bateu no travessão, quicou no gramado e Rondón fez 1 x 0 para a equipe ‘vino tinto’. Como é surpreendente esse jogo de bola ! Os venezuelanos terminaram melhores e foram mais ousados na primeira etapa. Com esse placar prevalecendo, o Uruguai estaria desclassificado, fora da Copamérica. Aconteceu. Era um dos favoritos, antes de a bola rolar.
O Uruguai foi pra cima buscar o empate, mas os venezuelanos não recuaram, marcaram forte no meio campo e assustaram sempre nos contragolpes rápidos, insinuantes. Zebra?
Surpresa. Ninguém esperava uma saída tão precoce dos uruguaios da competição, com duas derrotas em dois jogos – contra México, 3 x 1, e Venezuela – 1 x 0.
Fora Uruguai e a Venezuela continua na disputa, está classificada para a próxima fase.
*
No segundo jogo pelo Grupo B dessa rodada o Peru surpreendeu. Quando todos diziam que seria goleado com certa facilidade pelo Equador, o Peru saiu na frente na primeira etapa, fazendo 2 x 0. O time equatoriano, mais dotado tecnicamente, reagiu e com muito esforço conseguiu o empate. O resultado pôs o Brasil na liderança do grupo, após a goleada ( 7 x 1) sobre o Haiti. Jogos da noite de quarta-feira.
*
Brasil pega Peru
Já pela terceira rodada e praticamente classificado para a próxima fase da competição o Brasil enfrenta o Peru de Guerrero no domingo, em Boston.
**
França vence na estreia
Começou a Eurocopa na tarde dessa sexta-feira com o jogo entre os donos da casa, França, contra a Romênia. É a competição que os europeus consideram como uma Copa do Mundo, sem Brasil e Argentina, óbvio. O interesse e a audiência dos jogos, mundo inteiro, justificam.
Payet foi o grande destaque na partida, cruzando para o primeiro gol, de cabeça, de Giraud, e fazendo um golaço, desempatando (2 x 1) já no final. Bom resultado, a França é uma das equipes favoritas ao título, mas não empolgou no jogo de abertura, sentiu a estreia em casa perante a torcida.
*
Brigas nunca mais
Pelé e Maradona posaram com ares de ‘mui amigos’ num evento promocional, só faltou beijinho. Língua afiada de sempre, Maradona lascou pra cima do ‘La Pulga’:
- Messi é boa pessoa mas não tem personalidade, não pode liderar a seleção argentina.