O derradeiro jogo do Brasil nessa fase classificatória da competição é contra o Perú, quando define se fica em primeiro ou segundo lugar no grupo
ZédeJdesusBarrêto , Salvador |
08/06/2016 às 22:35
Jogadores comemoram a goleada
Foto: DIV
Abrindo o par de confrontos pelo Grupo B da segunda rodada, o Brasil derrotou fácil e com goleada a frágil equipe do Haiti ( 7 x 1 ), encaminhando bem a classificação brasileira para a próxima fase da competição. O jogo aconteceu na tarde/noite de quarta, em Orlando, EUA.
*
Dunga escalou o mesmo time da estreia que empatou com o Equador; deve ter gostado. A diferença técnica histórica do futebol brasileiro diante do pequeno primo pobre Haiti mostrou-se abissal.
*
Goleando
Como era esperado, a equipe sulamericana desde o começo teve o controle da bola, pressionando, e os caribenhos retraídos, respeitando a camisa amarela, a pelota queimando nos pés.
Aos 6’, um chutaço de longe de Cassemiro já assustou. O primeiro gol saiu de uma boa jogada individual de Philipe Coutinho, derivando da esquerda para o meio e batendo forte; o goleirão aceitou: 1x0, aos 14’. O segundo gol veio aos 28’, nos pés do mesmo P Coutinho, empurrando para as redes uma rolada de bola de Jonas, que dividiu com o goleiro após bom cruzamento de Dani Alves: 2 x 0. Os esforçados e tímidos haitianos não oferecem resistência. O terceiro foi de Renato Augusto, de cabeça, só, completando outro cruzamento preciso de Dani Alves, passeando pelo lado direito.
A primeira etapa teve ares de um treino coletivo, valendo pontos. Os haitianos entregues, reverenciando a camisa e a história do futebol brasileiro, tão somente. E nem foi preciso jogar uma grande partida para fazer os 3 x 0.
*
Nos vestiários, Dunga retirou o confuso e inoperante Jonas e pôs em campo o garoto Gabriel, o Gabigol do Santos. Aos 13’, o artilheiro santista recebeu na meia lua, limpou para o pé esquerdo e bateu seco, no canto: 4 x 0. Na sequência, Dunga substituiu o apoiador Casemiro pelo meia Lucas Lima, outro do Santos. Em mais um cruzamento perfeito de Dani Alves, Lucas Lima fez, de cabeça 5 x 0, aos 22’. Um passeio.
Aos 25’, acreditem, o ingênuo Haiti diminuiu, com Hilaire complementando um bate-roupa do goleiro Álisson: 5 x 1, muito comemorado. Dunga pôs o garoto Walace, baiano do Grêmio, em lugar de Elias. Estreia de Walace com a camisa titular canarinha. A partida seguiu em ritmo de treino, fácil. Aos 40’, Renato Augusto roubou uma bola quase no meio campo e foi levando, levando até bater no canto, sem chances para o goleiro: 6 x 1. Philipe Coutinho, o nome do jogo, fechou o caixão já nos acréscimos com outro belo chute de longe, acertando o ângulo: 7 x 1.
Dizer o que? Valeu pelo saldo de gols, uma goleada histórica em jogos pela Copa América.
*
Elias e Jonas não podem ser titulares de uma seleção que queira conquistar títulos. Por que não Lucas Lima e Lucas do PSG ou mesmo o Gabigol ? Outra: Renato Augusto e Filipe Luis ou Ganso e Marcelo ? É uma questão de qualidade, de recursos técnicos.
*
O derradeiro jogo do Brasil nessa fase classificatória da competição é contra o Perú, quando define se fica em primeiro ou segundo lugar no grupo.
*
Outros jogos
Tarde da noite, pelo mesmo grupo, Equador x Peru, em Phoenix. O Peru venceu na primeira rodada e o Equador empatou com o Brasil.
*
Abrindo a 2ª rodada dessa etapa de classificação, na terça-feira jogaram:
- EUA 4 x 0 Costa Rica, em Chicago - um passeio norte-americano.
- Colômbia 2 x 1 Paraguai, em Pasadena – uma bela exibição, no primeiro tempo, da seleção
*
Pelo Grupo C, na quinta-feira, se enfrentam : Uruguai x Venezuela, às 20h30; México e Jamaica, às 23 hs.
Os confrontos pelo Grupo D acontecem na sexta-feira: Chile x Bolívia às 20 hs; Argentina e Panamá, às 22h30, fechando a segunda rodada.
**
Finda a primeira rodada, as equipes que mais me agradaram, nessa ordem, foram: México (pela aplicação), Argentina (mesmo sem Messi) e a Colômbia (de James e Cuadrado).
**
Depois de levar 3 x 1 do México, o presidente da Associação Uruguaia de Futebol, o sr Wilmar México disse que está ‘tudo aramado’ para dar o título aos mexicanos.
Bem, até pode ser, mas o México derrotou o Uruguai (sem Suarez) na bola (3 x 1 ).
**
PS :
- O jogo do Vitória contra o Botafogo pela Série A do Brasileirão acontece mesmo em Volta Redonda, Rio de Janeiro, às 11 horas de domingo. Dá pra o Vitória vencer, o Bota tá no bagaço, não consegue vencer, não engrena.
- Pela Série B, o Bahia recebe o CRB, na noite dessa sexta-feira, às 19h15, no agradável estádio de Pituaçu. Jogo duro, não se enganem. A Arena Fonte Nova vai abrigar um evento que deve render mais pra eles, os ‘donos’ da casa.
*
- E tem Copa Europa pela tevê a partir dessa sexta, na França. O jogo de abertura é dos donos da casa, a França contra a Romênia; 16 h, horário de Brasília.