A pouco mais de um mês para o início da temporada da Fórmula-1 em Melbourne, na Austrália, o grid da principal categoria do automobilismo está completo. Nesta quinta-feira, a Manor anunciou a contratação de Rio Haryanto como novo piloto da escuderia. Ele será o primeiro piloto da Indonésia a entrar na F-1. Haryanto fará dupla com o alemão Pascal Wehrlein, que já havia sido anunciado pela equipe.
O indonésio não tem um passado de muito sucesso na GP2, categoria de onde saem muitos pilotos para a F-1. Entre 2012 e 2015, o jovem de 23 anos conquistou apenas três vitórias. Todas elas na última temporada, quando correu pela equipe espanhola Campos Racing. Haryanto foi quarto colocado na GP2 do ano passado, o melhor desempenho da sua carreira na GP2.
- Rio tem corrido desde que sentou-se em um kart aos seis anos de idade. Ele é tenaz, dentro e fora das pistas, e deixou uma ótima impressão na última temporada da GP2. A grande atenção que Rio tem na Indonésia é ótima para a equipe e para a Fórmula-1. Eles estão atentos para vê-lo no grid, e estamos otimistas que o veremos em empolgantes batalhas no próximo ano - afirmou o proprietário da Manor, Stephen Fitzpatrick.
Haryanto está empolgado com a sua futura experiência na F-1.
- A Manor é uma equipe com visão empolgante e planos ambiciosos. Eles conseguiram um grande pacote, e mal posso esperar para estar no carro. Melbourne será um grande momento para mim, para meu país, para meus fãs. Quero agradecer a todos que estão comigo desde que comecei nos monopostos. O ano de 2016 é minha chance de retribuir a confiança e representar a Ásia na F-1 - afirmou.
A temporada de 2016 terá mais uma vez apenas dois brasileiros. Felipe Massa, pela Williams, e Felipe Nasr, da Sauber.
Mercedes: Lewis Hamilton (ING) e Nico Rosberg (ALE)
Ferrari: Sebastian Vettel (ALE) e Kimi Raikkonen (FIN)
Mercedes: Valtteri Bottas (FIN) e Felipe Massa (BRA)
RBR: Daniil Kvyat (RUS) e Daniel Ricciardo (ESP)
Force India: Sergio Perez (MEX) e Nico Hulkenberg (ALE)
Renault: Kevin Magnussen (DIN) e Jolyon Palmer (ING)
Toro Rosso:Max Verstappen (HOL) e Carlos Sainz Jr (ESP)
Sauber: Felipe Nasr (BRA) e Marcus Ericsson (SUE)
McLaren: Fernando Alonso (ESP) e Jenson Button (ING)
Manor: Pascal Wehrlein (ALE) e Rio Haryanto (IND)
Haas: Romain Grosjean (FRA) e Esteban Gutierrez (MEX)