Esporte

Botafogo e Vasco dão espaço a promessas

Na equipe de Ricardo Gomes, o zagueiro Emerson, de 20 anos, tem treinado na pré-temporada na vaga que era de Roger Carvalho.
Ag Globo , RJ | 18/01/2016 às 18:33
Clubes cariocas em situação financeira mais delicadas, Botafogo e Vasco têm encontrado nas divisões de base soluções para o time titular. Na equipe de Ricardo Gomes, o zagueiro Emerson, de 20 anos, tem treinado na pré-temporada na vaga que era de Roger Carvalho. Ainda mais novo, o meia Matheus Pet, de 17, também tem sido utilizado por Jorginho no time vascaíno.
Emerson é uma das esperanças do Botafogo na volta à elite do futebol brasileiro. No ano passado, já entre os profissionais, ele fez suas primeiras quatro partidas pelo clube. Líder no time de juniores, o zagueiro de 1,87m e 75kg ainda mostra timidez nos primeiros dias entre os profissionais.
Ontem, ele afirmou que tem aproveitado bem o convívio com jogadores experientes na pré-temporada no Espírito Santo.
— Procuro aprender sempre. Estou treinando com o Renan Fonseca no time titular inicialmente e ele me orienta bastante, procuro sempre aprender com ele. Sou um zagueiro mais técnico e procuro ser bem mais firme lá atrás para fazer um trabalho bem feito — disse.
Emerson sabe que será difícil ganhar logo a condição de titular. O Botafogo contratou o argentino Joel Carli, de 1,91m, e Emerson, ex-Atlético-MG, de 1,86m.
— Será uma briga boa lá atrás e ninguém tem posição garantida. Não fico nervoso e o Botafogo só tem a ganhar com a gente aqui — afirmou.

Pressão para render

Pet fez sua estreia profissional no último jogo do ano, contra o Coritiba, quando o rebaixamento vascaíno foi decretado. Na pré-temporada, ele tem jogado no meio-campo titular com Marcelo Mattos, Andrezinho e Nenê.
Apesar da pouca idade, Pet é realista quanto à aposta do Vasco em jovens.
— É importante essa confiança, mas a gente tem que devolver. Sei que se não der resultado dentro de campo, eles vão ter que contratar — disse Pet, que carrega o apelido por uma suposta semelhança com Petkovic.