Billy Kemper é o grande campeão do Pe`ahi Challenge, disputado neste domingo em Jaws, na ilha de Maui. Carlos Burle foi o melhor brasileiro no evento.
Waves , Maui |
07/12/2015 às 10:21
Billy Kemper, campeão em Jaws
Foto: Divulgação / WSL
Que dia fantástico em Jaws. Um espetáculo inesquecível da natureza e também dos seletos atletas que ousaram desafiá-la neste estado. Verdadeiro show de coragem, técnica, preparo e amor pelo surf de ondas grandes.
Aliás, ondas muito grandes. É certo que este dia entrará para história do surf mundial e aquelas montanhas líquidas que marchavam na bancada ficarão por muito tempo na cabeça das pessoas.
Imagens insanas foram geradas durante a transmissão do evento, desde a onda animal de Shane Dorian pela manhã, passando pelo episódio sinistro ocorrido com Mark Matheus, que acabou fraturando o ombro numa onda muito pesada e também nas performances de Carlos Burle, especialmente quando o brasileiro protagonizou uma vaca horrível, que inclusive Kelly Slater chegou a postar em suas redes sociais que se tratava de uma das piores que ele já viu.
Logo de cara a emoção já foi ao limite, pois ali já ficava claro que um erro poderia, dependendo da situacão, facilmente ser fatal.
Mas Burle com todo seu preparo físico e mental, teve calma, voltou ao line up e representou nossa bandeira muito bem, sendo um dos três atletas que avançaram para semi-final, na primeira bateria do dia, formada por seis atletas.
Com o brasileiro, passaram o local Billy Kemper, com um somatório de 21,07 e também o peruano Gabriel Villaran, que somou 18.17, seguido pelos 17.27 de Burle.
O evento foi formado por duas baterias no Round 1, com seis atletas na água, sendo que os três melhores se garantiam na próxima fase. Após isso duas semi-finais e mais três de cada confronto avançavam para final, novamente com seis na água. Valiam as duas melhores notas, sendo que a maior tinha seu valor dobrado.
O outro brasileiro na prova, Yuri Soledade, acabou não se encontrando no pico e deu adeus a competição ainda no primeiro round, mais precisamente na terceira bateria.
Nas semi-finais, Burle não conseguiu impor seu surf e foi derrotado com Greg Long, Billy Kemper e Gabriel Villaran avançando para decisão. Na outra bateria, avançaram apara final Albee Layer, Ian Walsh e Shane Dorian.
Na decisão do evento o garoto local Billy Kemper surpreendeu a todos e se sagrou o grande campeão do primeiro evento de remada em Jaws.
"É um sonho que se torna realidade, nós falávamos sobre ter um evento de remada aqui no nosso quintal por anos. Dedico esta vitória ao meu irmão", disse o jovem local, que pela vitória garantiu um cheque de 25 mil dólares.