Com o objetivo de ressaltar a importância da regulamentação dos profissionais de artes marciais, o Conselho Regional de Educação Física (CREF13/BA-SE) marcou presença no I Fórum Científico de Artes Marciais, realizado no último sábado (28/11), na Faculdade 2 de Julho, localizada em Salvador-BA.
O I Fórum Científico de Artes Marciais foi idealizado pela Profissional de Educação Física, Vaneisa Pires (CREF 001623-P/BA). “A ideia central desse fórum foi contribuir com o desenvolvimento do cotidiano dos profissionais de artes marciais, através de temas que agregassem valores, como: psicologia, marketing, direito e a própria educação física”, afirmou Vaneisa.
O Conselho Regional de Educação Física (CREF13/BA-SE) foi representado pelo conselheiro Heitor Prates (CREF 000416-G/BA), que falou sobre a importância da regulamentação dos Profissionais de Educação Física, focando nas artes marciais. “Durante uma aula de artes marciais, o conteúdo específico, ou seja, os golpes, não são os únicos ensinamentos aplicados, praticamente a metade da aula é de condicionamento físico, incluindo, na maioria das vezes, até exercícios funcionais, portanto é imprescindível que essas lições sejam aplicadas por profissionais capacitados, devidamente registrados no CREF”, salientou Heitor.
O evento atraiu a atenção dos Profissionais e Acadêmicos de Educação Física, e também de outras pessoas interessadas em artes marciais. “A cada ano as pesquisas científicas provam os benefícios e a importância da realização das atividades físicas de forma correta, e isso também se aplica as artes marciais. Atualmente vários recursos de treinamento estão sendo utilizados para melhorar o desempenho de atletas e equipes. Com isso, a troca de informação e a participação em cursos, palestras, seminários, fóruns e congressos são essenciais para a obtenção de uma vantagem competitiva”, concluiu Vaneisa.
Durante o evento, além da abordagem sobre a “Importância da Regulamentação dos Profissionais de Artes Marciais”, também estiveram em pauta assuntos ligados ao Marketing Esportivo, Direito Desportivo, Psicologia Esportiva, Atividade Lúdica e Preparação Física para Atletas.