Exposições, atrações musicais e culturais, cinema, palestras, bazares, debates e campeonato de surf vão movimentar a Praia do Forte, dos dias 22 a 25 de outubro. O Litoral Norte baiano recebe pela primeira vez o Surf Culture Festival que reunirá atletas profissionais e apaixonados pelo esporte.
Com organização da Warung Ideias e apoio da Associação de Surf da Praia do Forte (ASPF), o Surf Culture Festival será também o primeiro evento desta natureza no estado da Bahia. “O intuito do festival é que todas as pessoas tenham acesso a este universo de informações, através das artes”, explica o idealizador e organizador do festival, o empresário Ivan Lopes.
De acordo com Lopes, a escolha da Praia do Forte foi pela visibilidade e pela identificação do lugar com o esporte. “Além de ter uma vocação muito forte para a modalidade, é um importante destino turístico, com toda infraestrutura, e é frequentado por pessoas de muito bom gosto, que admiram as artes”, argumenta Lopes.
Estão confirmadas as presenças dois grandes atletas brasileiros como o paraibano Fábio Gouveia, primeiro do país a vencer uma etapa o circuito mundial e a figurar entre os cinco primeiros do ranking, e o baiano Armando Daltro, campeão mundial da Divisão de Acesso no ano de 2000. Eles participarão de mesas redondas e seções de autógrafo.
Aquecimento do setor hoteleiro
Com o evento o setor hoteleiro da região está com boas expectativas. Hotéis e pousadas se preparam para receber os visitantes que participam do festival. Segundo Rosa Clara, proprietária do Hotel Via dos Corais e Pousada Sobrado da Vila, eventos como este ajudam a aquecer a economia local. “Hoje em dia os turistas não estão procurando somente um local deslumbrante, e hotéis e pousadas de qualidade e bom atendimento. A cultura brasileira é um dos grandes atrativos dos turistas que viajam pelo país. Por isso, manifestações culturais como Surf Culture Festival aquecem a economia da região e atraem os simpatizantes e amantes do esporte”, afirma.