Dois dos participantes da Bahia que vão à primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, na capital de Palmas, no Tocantins, receberam das mãos do presidente do Conselho Estadual de Esporte e Lazer e também secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, os primeiros kits esportivos.
Compostos por agasalho, short, camisa, boné e mochila, os kits esportivos produzidos pela Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) foram entregues nesta quarta-feira 14, a índia Ilclênia Puxá, coordenadora de Políticas Indígenas da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o chefe da delegação, o índio Juari Pataxó.
Única etnia - A Bahia vai estar representada pela tribo Pataxós, da Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, e será a única etnia da região Nordeste a marcar presença na competição. A delegação baiana terá 50 atletas – 30 do sexo masculino e 20 feminino.
Os Jogos Mundiais Indígenas terão a participação de 2.300 atletas de 22 etnias brasileiras e cerca de 20 países entre os dias de 20 deste a 1º de novembro.
Ao todo, serão disputadas 11 modalidades esportivas tradicionais dos povos indígenas: tiro com arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida rústica de velocidade, canoagem rústica, corrida de tora, lutas corporais, xikunahati; futebol de campo; atletismo e natação (travessia).
Apresentações – Ainda durante a reunião do Conselho Estadual de Esporte e Lazer houve duas apresentações: uma sobre as “Paralimpíadas Escolares 2015” pelo representante das Instituições de Pessoas com Deficiência e Superdotadas do Estado da Bahia, o conselheiro Virgílio Leiro; e outra do projeto de “Iniciação Esportiva e Inclusão Social da Sudesb”, pelo assessor técnico da autarquia, professor Álvaro Gonçalves.
Os projetos da Sudesb trabalham, principalmente, com crianças, jovens e idosos, promovendo a iniciação esportiva e gerando ocupação do tempo ocioso dessas pessoas.
As Paralimpíadas escolares de 2015 será em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 23 e 28 de novembro com a participação de mais de mil atletas, com idade ente 13 e 17 anos. Serão disputadas dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e voleibol sentado.
A delegação da Bahia participará com 25 atletas do goalball masculino e feminino, atletismo e natação oriundos das cidades de Vera Cruz (ilha de Itaparica), Jequié e Salvador.