Esporte

Cineclube Walter da Silveira exibe clássico do cinema norte-americano

Filme, com sessão gratuita, será exibido em 35 mm, seguido de debate com os integrantes do Coletivo Urgente de Audiovisual
Carlos Baumgarten , Salvador | 12/08/2015 às 13:21

A segunda sessão do Cineclube Walter da Silveira apresenta um clássico moderno do cinema norte-americano independente. Lançado em 1991, "Barton Fink - Delírios de Hollywood"será exibido na próxima quarta-feira, 19, na Sala Walter da Silveira, às 19h, com entrada gratuita. Após a sessão, o público participa de um debate mediado pelos integrantes do Coletivo Urgente de Audiovisual.

"Barton Fink..." é um filme dos irmãos Joel e Ethan Coen que debate o processo criativo sob a imposição de uma indústria cinematográfica em busca apenas de resultados financeiros. O personagem que dá título filme é um jovem dramaturgo de Nova Iorque, contratado para escrever roteiros para um estúdio de cinema em Hollywood. Hospedado em um antigo hotel, passa a sofrer um bloqueio e não consegue desenvolver suas ideias. O filme será exibido em formato 35 mm.

Centenário

O cineclube foi lançado no dia 22 de julho, data em que se celebrou o centenário de Walter da Silveira, precursor do cineclubismo na Bahia e formador de uma geração de cinéfilos e cineastas baianos. Na ocasião, foi exibido o filme "Pierrot, Le Fou", de Jean-Luc Godard, com debate mediado pelo crítico Adalberto Meireles.

Com a casa cheia, a sessão contou com a presença de nomes importantes para o cinema baiano, como Guido Araújo e Edgar Navarro, além de familiares de Walter da Silveira.