Um rápido discurso da presidente Dilma Rousseff e novos elogios do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, ao Rio, marcaram a cerimônia oficial de "Um ano para os Jogos", no início da noite desta quarta-feira, na Cidade das Artes, a cerca de um quilômetro do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Diante de Dilma, do prefeito Eduardo Paes e do presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, Thomas Bach disse que o Rio deixará o maior legado de uma edição das Olimpíadas em mais de 20 anos.
- O Rio vai deixar o maior legado dos Jogos desde Barcelona-1992. Gerações vão se beneficiar das mudanças em curso. Durante duas semanas, o Rio será o centro do Universo, e estou certo de que todos vão se encantar com os Jogos realizados por vocês - adulou o dirigente do COI, que brincou com o fato de 2016 ser um ano bissexto. - Na verdade, não faltam 365, mas sim 366 dias para os Jogos. Podemos repetir a cerimônia amanhã que também vale. E há mais um dia de preparação para os Jogos.
Num discurso curto, lido em cerca de cinco minutos, sem improvisos ou referências às crises política e econômica por que o país passa, a presidente da República concentrou sua fala em elogios à cidade.
- O Rio é o cenário mais lindo desde a Grécia Antiga para se realizar os Jogos Olímpicos. Faremos um espetáculo inesquecível. Entregaremos todas as condições de infraestrutura, segurança público e equipamentos esportivos que os atletas e visitantes precisam para termos excelentes JOgos, além da reconhecida hospitalidade brasileira - prometeu a presidente, sem sair do tom protocolar durante o discurso. - O coração do brasileiro já está batendo mais forte pelas Olimpíadas.
A cerimônia teve mais de 500 convidados, entre atletas, ex-atletas, políticos, dirigentes e representantes de outros países. Dirigentes dos comitês olímpicos da Grácia, da China, da Coreia e do Japão foram ao palco receber o convite simbólico para voltar ao Rio a partir de 5 de agosto de 2016.
A festa contou ainda com shows de Roberta Sá, Diogo Nogueira e Zeca Pagodinho. Na próxima semana, integrantes da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos de 2016 chegam ao Rio para mais uma etapa de inspeção dos preparativos da cidade.
De manhã, no Parque Olímpico da Barra, o prefeito Eduardo Paes atualizou o estágio de execução das obras olímpicas, tanto os equipamentos esportivos quanto as intervenções de mobilidade na cidade.