Cônsul da República de Cuba para o Nordeste, Raul González visitou, nesta quarta-feira 8, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para propor intercâmbio esportivo com o Governo do Estado.
Com o secretário Álvaro Gomes, o representante do país caribenho sugeriu a assinatura de um Protocolo de Intenções, tendo como modalidades esportivas o judô, jiu-jitsu, boxe, capoeira e futebol.
“Para nós, será muito interessante viabilizar esta proposta. Queremos aproveitar das boas relações e, se pudermos contribuir com nossa experiência no desporto, esperamos a concretização da assinatura do documento”, avalia Raúl González.
No futuro intercâmbio entre o governo da Bahia, por meio da Setre, e o governo de Havana, também foi sinalizada a possibilidade de cooperação em ações na área da economia solidária.
Disposto a fazer do esporte uma ferramenta de inclusão social na Bahia, o titular da Setre salientou a importância do entendimento entre as partes: “Vamos buscar com Cuba, desenvolver relações produtivas nos segmentos do esporte e economia solidária”, declara Álvaro Gomes.
A importância da parceria entre os dois países e a necessidade de ampliar a troca de experiências na área do esporte estimulou o cônsul de Cuba a falar sobre as conquistas alcançadas pelo seu país, em algumas das modalidades, e destacar a capoeira e o futebol, como potencialidades brasileiras.
Na conversa bilateral, Álvaro Gomes relatou o esforço do governo do Estado em trazer para a Bahia o Mundial Júnior de Luta Olímpica e realizar, até o final do ano, a Copa Bahia Open de Judô, ambas competições no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas