Esporte

Blatter apela ao espírito de equipe para solucionar problemas

Joseph Blatter fez nesta sexta-feira um apelo ao espírito de equipe para solucionar os problemas que sofre sua organização
Agência Globo , Zurique | 29/05/2015 às 13:58

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, fez nesta sexta-feira um apelo ao espírito de equipe para solucionar os problemas que sofre sua organização, sacudida desde quarta-feira por um novo escândalo de corrupção.

Blatter se dirigiu à federações nacionais em seu discurso de abertura da sessão do congresso eletivo no qual aspira a reeleição para um quinto mandato e convidou os delegados a demonstrar ao mundo que podem administrar a Fifa.

— O ponto importante hoje é seguir em frente e o ponto importante é a transparência. É a luta contra a corrupção, contra a viciação de resultados, o racismo e a discriminação que ainda temos e isso dói. É necessário começar a restabelecer a confiança em nossa organização — disse Blatter na sessão inaugural do congresso da Fifa.

As 209 nações que integram a Fifa decidirão nesta sexta-feira se continuam apoiando Blatter, de 79 anos, ou põem fim ao seu regime de 17 anos ao apoiar a candidatura do príncipe Alí bin al-Hussein, da Jordânia.

A votação acontece dois dias depois que a polícia suíça deteve sete dirigentes de futebol, incluindo dois vice-presidentes da Fifa, como parte das investigações sobre corrupção nos Estados Unidos e Suíça. Significou um dramático preâmbulo à eleições, que os delegados europeus queriam adiar.