vide
Ag Globo , RJ |
16/05/2015 às 16:12
Vencer não é sinônimo de perfeição para René Simões. Depois de estrear na Série B com uma sofrida vitória por 1 a 0 sobre o Paysandu, em Belém, o técnico do Botafogo prepara duas mudanças no time que encara o CRB, hoje, às 16h30m, no Estádio Nilton Santos. Todo reforço é bem vindo para buscar uma atuação de qualidade no sábado em que, se ainda fosse vivo, o craque que dá nome à arena completaria 90 anos. Daniel Carvalho e Sassá devem ser titulares no ataque, enquanto o meia Lulinha, apresentado oficialmente ontem, já fica no banco de reservas.
— Provavelmente modificarei o time pela evolução de alguns jogadores nos treinamentos. A importância da chegada do Lulinha é que o nível do elenco está subindo. Eu falo para todos os jovens que vêm treinar no time principal: o grau de exigência aqui é muito maior — destacou o treinador.
As frequentes conversas com os jogadores, seja para acertar posicionamentos ou expor características de adversários em vídeos, são provas do cuidado com que René Simões encara mais uma Série B na carreira. Campeão com o Coritiba, em 2010, René não permite menosprezo à segunda divisão. Lulinha é outro que vê o campeonato como prova de fogo. Revelado como grande promessa no Corinthians em 2007, ano do rebaixamento do time paulista, o meia jogou sua primeira Série B com apenas 18 anos. Sem emplacar entre os profissionais, tentou a sorte na Europa e depois no futebol nordestino, antes de chegar ao RB Brasil, onde atuou no Paulista deste ano.
— Sei como a Série B é difícil. Uma coisa que ajuda os mais jovens é a presença de grandes jogadores nessa situação. O Corinthians tinha nomes que estavam surgindo, como Éverton Ribeiro e Dentinho, que progrediram em suas carreiras depois da segunda divisão.
Para confundir a marcação dos jornalistas, René Simões mandou Lulinha para a entrevista coletiva no momento em que reunia os titulares no gramado, para treinar jogadas aéreas. Na tentativa de esconder a escalação, o técnico deixou outra verdade à mostra: Série B é coisa séria.