Espanhóis e italianos disputam a Copa da UEFA
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
15/05/2015 às 10:58
Os relacionados para o jogo de hoje contra o Mogi
Foto: ECB
Vamos nos acostumando. Com os nossos dois times de maior torcida disputando a Série B não teremos mais, este ano, jogos do Brasileirão aos domingos na Fonte Nova. Na ‘segundona’ as rodadas acontecem nas terças, sextas e sábados. Merecemos.
*
Pituaçu vazio
O Bahia, por exemplo enfrenta pela segunda rodada, nesta sexta, às 19h30min, a equipe paulista do Mogi-Mirim, em Pituaçu, sem torcedores nas arquibancadas – uma punição ao clube em virtude de ação estúpida de torcedor num jogo realizado no ano passado, contra o Joinville, em Feira de Santana.
Sérgio Soares promete escalar a equipe titular, o que tem de melhor à disposição, certamente com Leo Gamalho em lugar do artilheiro Kieza, lesionado. Omar e Douglas Pires disputam a posição de goleiro, já que o preferido Jeanzinho está servindo á seleção brasileira sub-20 que disputará uma competição internacional no começo de junho.
*
O Vitória, também pela Série B e segunda rodada, encara o Oeste, no interior paulista, no sábado à tarde.
*
Bom lembrar que o Rubro-negro foi batido em casa pelo Sampaio Correia, na rodada de abertura e precisa, já, mostrar que está vivo e é candidato a uma das quatro vagas no final do certame.
O Tricolor, em Belzonte, empatou com o América (MG) e o torcedor exige uma primeiro e convincente triunfo em Pituaçu.
**
Só empatando
No meio da semana, valendo pela Copa do Brasil, o Bahia empatou com o Luverdense, sem gols, no Mato Grosso, atuando com uma equipe jovem, usando em campo até 11 jogadores saídos das divisões de base do clube. Nada mal, pois. O jogo de volta, na Fonte Nova, acontecerá no dia 22.
O Vitória atuou na noite de quarta contra o Asa, em Arapiraca, e saiu com um empate de 1 x 1. O goleiro baiano Fernando Miguel foi o destaque. Tem volta, no Barradão, no meio da próxima semana.
**
Sem comemorações
No dia 13 de maio, aniversário de fundação do Vitória, o decano baiano, o clube lançou novos padrões de uniforme. A camiseta um, com listas verticais em vermelho e preto, lembra a do Milan (Itália). O momento não é festivo, mas parabéns ao clube e sua torcida pelos 116 anos de vida.
Na mesma semana de aniversário, em pleno Barradão, a equipe sub-17 rubro-negra apanhou de 3 x 1 dos meninos do Botafogo do Rio, cometendo vacilos defensivos e perdendo a invencibilidade na competição. Ficou bem mais difícil conseguir o título de campeão da Copa do Brasil Sub-17, a ser decidido na próxima terça-feira, no Rio de Janeiro. O time carioca está com a mão na Taça, mas ... ainda tem jogo. Mais um vice?
*
A torcida do Vitória, a cada atuação sem brilho do time clama por contratações e renovação de mentalidades na direção do clube. Quer ‘eleições diretas’ e transparências.
*
Novos tricolores
O lateral direito Adriano (o Apodi do Vitória da Conquista), 26 anos, baiano; o lateral esquerdo Marlon, 28 anos, vindo do Paissandu; o meia Eduardo, 21 anos, ex-Joinville e o zagueirão Jailton, vindo do interior de SP, 29, assinaram contrato e são os novos reforços do tricolor, que anda atrás de um centroavante forte e veloz. Aooonde?
**
Paulistas fora da Libertadores
O ‘poderoso’ Corínthians, com salários e premiações atrasados, foi eliminado da Copa Libertadores da América, a maior competição do continente, pelo pobre Guarany do Paraguai. Levou 2 x 0 em Assumpção e apenas empatou ( 0 x 0 ) no Itaquerão, jogando muito mal e tendo dois atletas expulsos (Fábio e Jadson) justamente. O ‘Curingão’, em seu novo estádio, foi uma equipe à beira de um ataque de nervos.
O São Paulo, depois de dois duelos duríssimos e bem disputados, foi eliminado pelo Cruzeiro, em disputas de penalidades da marca do pênalti. O destaque cruzeirense, além do goleiro Fábio, nos dois jogos, foi o atacante Marquinhos (aquele mesmo revelado pelo Vitória), arrebentando a defensiva sampaulina com arrancadas pela direita, jogadas de craque e chutes perigosos.
Além do Cruzeiro, outro time brasileiro classificou-se para a fase de afunilamento da Copa Libertadores: o Inter de Porto Alegre que derrotou o Galo Mineiro no Beira Rio – 3 x 1, com viistosos gols de Valdívia e D’Alessandro.
**
Campeões da Europa
Espanhois e Italianos disputam o título da Supercopa dos Campeões da Europa:
Barcelona x Juventus, dia 6 de junho, um sábado, em Berlim, em jogo único.
*
O Barça levou a melhor sobre o poderoso Bayern de Munique (venceu no Camp Nou por 3 x 0 e perdeu por 3 x 2 em Munique, dois gols de Neymar): e a Juve de Turim surpreendeu o Real dentro de Madri, empatando 1 x 1. Já tinha vencido na Itália, 1 x 0. Dois ótimos jogos.
Barça x Juve é um confronto de estilos. O catalão ofensivo, com um ataque genial de Messi, Neymar, Luiz Suarez... O italiano cauteloso e ousado, de Buffon, Chiellini, Pirlo, Tevez... Imperdíivel.
**
Copa América
A Copa América, no Chile, começa em 11 de junho e vai até 4 de julho. Uma boa prévia das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1018, na Rússia. Serão eliminatórias disputadíssimas e difíceis. O Brasil não terá refresco contra Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Equador.
Aguardemos só o que vai acontecer no Chile, em junho. Esperamos ver futebol apenas em campo e não violência, encenações, sujeira.