Ao todo, 17 pessoas foram flagradas no exercício ilegal da profissão e duas academias foram fechadas, durante uma operação conjunta de fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF13/BA-SE) em parceria com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária, entre os dias 27 e 30 de abril, nas cidades de Vitória da Conquista - BA e Jequié-BA.
O grupo fiscalizou 55 academias, sendo 40 em Vitória da Conquista e 15 estabelecimentos em Jequié. “Podemos constatar que o número de academias aumentou muito na região e as irregularidades também. Portanto, essas operações conjuntas, realizadas pelo CREF13/BA-SE, Policia Militar e a Vigilância Sanitária, são fundamentais para defender a profissão e proteger a sociedade dos charlatões” afirmouo Supervisor do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF13/BA-SE, Jorge Medeiros.
Em Vitória da Conquista, duas academias foram fechadas, onze foram multadas e 32 receberam notificações por infração. Além disso, doze pessoas foram flagradas exercendo ilegalmente a profissão. Já em Jequié, oito estabelecimentos foram notificados, um recebeu multa e cinco pessoas foram identificadas exercendo ilegalmente da profissão.
“Todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia, porque infringiram o Art. 47 do decreto Lei 3688/41 combinado com a Lei federal 9696/98, que regulamenta a Profissão de Educação Física”, ressaltou Jorge.