Esporte

Baiano leva o ouro em Mundial Escolar de Natação

Para o presidente da Federação Baiana de Desporto Escolar, Ari Souza, esse é um motivo de grande satisfação
Imprensa Baiana , Salvador | 19/04/2015 às 18:54
Cauã Vinicius na Polônia
Foto: Imprensa Baiana

O jovem nadador, Cauã Vinicius (Colégio Integral), foi o único baiano a conquistar uma vaga para o Mundial de Natação Escolar, que está sendo realizado em Poznan, na Polônia, entre os dias 16 e 20 de abril. Até o momento, ele também foi o único atleta da Seleção Brasileira a atingir o lugar mais alto do pódio, após disputar com nadadores de diversos países a prova dos 50m borboleta, selada nesse sábado (18/04).

 

O Mundial está sendo organizado pela ISF - Federação Internacional de Desporto Escolar, e conta com a participação das seleções da China, França, Brasil, Hungria, Índia, Israel, Polônia, Porto Rico, Turquia, Holanda e Bélgica.

 

  “Estou feliz por ter a possibilidade de representar o meu país e conquistar esse ouro inédito”, afirmou Cauã. Heptacampeão baiano de natação, atualmente com apenas 16 anos, disputando a categoria juvenil, ele também está entre os mais cotados para disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Para obter a classificação para as Olimpíadas, Cauã segue um treinamento intenso. “Até lá serão várias eliminatórias e tem o período da seletiva, onde é preciso cumprir o tempo solicitado pela Confederação para ser classificado. Estou treinando ao lado do meu técnico, Kiko, pra bater essa marca. Procuro reduzir os tempos a cada dia”, disse o jovem, que é especialista nos 50 metros Livre e 100 metros Borboleta.

 

 

Para o presidente da Federação Baiana de Desporto Escolar, Ari Souza, esse é um motivo de grande satisfação. “O fato desse garoto sair de um Estado que não tem estrutura física para a natação, como uma piscina olímpica, e se destacar no cenário internacional, a ponto de atingir uma Seleção Brasileira e conquistar o ouro, é, sem dúvidas, um motivo de orgulho e um grande incentivo para o crescimento da natação na Bahia, porque isso prova que não faltam talentos, mas sim oportunidades para eles brilharem”, afirmou Ari.

 

A eliminatória que classificou Cauã para o Mundial, ocorreu durante o 3º Campeonato Brasileiro Escolar de Natação. A etapa reuniu os maiores destaques da natação nacional, entre os dias 11 e 12 de novembro de 2014, na piscina do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Salvador-BA. O evento foi promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), por meio da Federação Baiana de Desporto Escolar (FEBRE).