Esporte

Obras do Autódromo da Bahia foram iniciadas em São Francisco do Conde

vide
Setre , São Francisco do Conde | 17/03/2015 às 17:49
Tratores iniciaram as obras
Foto: Marcelo Reis
Foi dada a largada, nesta terça-feira 17, para a construção do Autódromo Internacional da Bahia, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana da Salvador, quando foi assinada a ordem de serviço para início das obras.

O equipamento, o primeiro multifuncional do país, vai abrigar, em sua primeira fase, provas de velocidade na terra (com pista de 1.700 metros de extensão), de kart (1.780 metros), arrancada (800 metros) e motocross (mil metros). Na segunda fase da obra, será construído o autódromo, respeitando todas as normas internacionais, a partir da ampliação da pista do kart para 3.800 metros, com 30 boxes, consolidando o complexo automobilístico.

“Dessa forma, a Bahia pode entrar no circuito nacional e internacional de grandes eventos automobilísticos, podendo
receber competições de porte, como a Stock Car, Fórmula Indy e Fórmula Truck. No próximo dia 1º de maio, já queremos inaugurar a pista de velocidade na terra”, garante a presidente da Federação Baiana de Automobilismo, Selma Morais.

O Autódromo substituirá o antigo Kartódromo Ayrton Senna, que existia em Lauro de Freitas, onde foi construído o
Centro Pan-americano de Judô (CPJ). “Esta obra demonstra o comprometimento do governo com o segmento automobilístico e o apoio ao esporte de alto rendimento”, ressalta o secretário do Trabalho e Emprego, Álvaro Gomes, que representou o governador Rui Costa na cerimônia de lançamento. Titular da Setre destaca ainda a importância do equipamento não apenas para a economia e o turismo do município, mas também de todo o Estado.

“O lançamento desta pedra fundamental é uma conquista muito importante para o automobilismo baiano. A Sudesb acompanha este assunto desde os primeiros entendimentos com a Federação de Automobilismo. Neste momento, junto com a Setre, buscamos garantir, com a Secretaria da Fazenda do Estado, recursos para construção do kartódromo com o apoio do Programa FazAtleta”, afirma o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado.

Para o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, “o autódromo vai alavancar, de forma significativa, o turismo, gerando emprego e renda para o nosso município”, vislumbra. Solenidade contou ainda com participação da presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), prefeita Maria Quitéria, de representantes da Confederação Brasileira de Automobilismo, além de autoridades políticas estaduais e municipais.