Esporte

Brasileira Duda Amorim é eleita melhor jogadora de handebol do mundo

vide
Ag Globo , RJ | 25/02/2015 às 18:41
RIO - O handebol brasileiro continua em alta, no feminino. Atual campeã do mundo, após o título na Sérvia em 2013, a seleção brasileira pode se orgulahr de contar com a melhor jogadora do planeta ao longo de 2014, a armadora esquerda Eduarda Duda Amorim, eleita em votação popular via internet, organizada pela Federação Internacional de Handebol (FIH). A brasileira assegurouy 35,2% dos votos.

Ainda nesta quarta-feira, ela dará entrevista sobre a eleição, em São Caetano do Sul (SP). Na eleição masculina, o vitorioso, com 33% das indicações foi o pentacampeão mundial pela França, Nicola Karabatic. Duda Amorim deixou a romena Cristina Neagu em segundo lugar, com 25,8 % , e a dinamarquesa Heide Løke em terceiro, com 16,8 %. Duda é a segunda brasileira a ter sido eleita a craque do handebol mundial, depois que Alexandra do Nascimento ganhou eszta premiação em 2012.

Duda começou a jogar com 11 anos no Colégio Barão do Rio Branco, de onde foi para o time do Metodista/São Bernardo em 2002, terminando em segundo lugar na Liga Nacional. Em fevereiro de 2006, ela se transferiu para a Europa, para o Kometal Skopje, da Macfedônia.

 Após ter colecionado três títulos nacionais naquele país, ela semudou para o handebol da Hungria, em que foi defender o Győri Audi ETO KC, a partir de fevereiro de 2009. Por esta equipe, ganhou as edições das Ligas de Campeões da Europa de 2013 e do ano passado, além de ter sido eleita a melhor armadora esquerda da Europa, também em 2014. Pela seleção brasileira, ajudou na conquista dos ouros nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, e de 2011, em Guadalajara. Foi também aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, quando a equipe verde e amarela terminou em nono e aos de Londres-2012, nos quais a seleção nacional foi eliminada nas quartas de final pela Noruega, que se tornaria campeã. Em 2013, quando o Brasil foi campeão mundial feminino, ela foi eleita a melhor jogadora do campeonato.