Vergonha
Tasso Franco , da redação em Salvador |
07/12/2014 às 18:14
Vitória perde em casa por 1x0 para o Santos
Foto: Getty Images
Um domingo de luto para o futebol baiano. Luto esperado. O Vitória, apático como sempre, perdeu para o Santos por 1x0 jogando em casa; e o Bahia, lutador como sempre, perdeu para o Coritiba por 3x2. Ambos vão disputar a segunda divisão em 2015 e o futebol baiano foi a maior decepção do campeonato brasileiro.
Os dois times não entraram para disputar nada, salvo a fuga do rebaixamento e nem isso conseguiram. Paciência: não adiantaram a Bamor, Imbatíveis, rezas no Bonfim, nada. Faltou futebol. Organização.
Com o Couto Pereira lotado, o Coritiba teve trabalho contra um desesperado Bahia, que abriu dois gols de frente, pressionou e perdeu gols. No entanto, com gols nos minutos finais, o time paranaense arrancou vitória por 3 a 2 neste domingo, pela última rodada do Brasileiro, e rebaixou o time do Nordeste à Série B.
Em sua despedida dos gramados, o meio-campista Alex teve atuação discreta no primeiro tempo. Desperdiçou chance em falta na entrada da área, apareceu pouco, mas ainda assim deu trabalho para Lomba em bom chute. No segundo tempo, o meio-campista teve no chance em cobrança de falta a poucos metros da área, mas mandou na barreira, O ídolo coxa-branca ainda levou um amarelo. Aos 43min, o meia saiu de campo aos choros, com aplausos da torcida e foguetório no Couto Pereira.
O resultado deixou o clube paranaense com 45 pontos, na 14ª colocação. Já o Bahia chegou a sonhar com a fuga do rebaixamento. De fato, por alguns minutos no primeiro tempo, o time tricolor miraculosamente escapava do rebaixamento. Mas o frustrante empate rebaixou o clube, que ficou com 38 pontos na 18ª colocação. A queda veio junto com o rival Vitória, uma posição acima.
SANTOS VENCE VITÓRIA
O Vitória tinha tudo para ficar na Série A. Só dependia dele. Se fizessse um golzinho tava dentro. Ao contrário, tomou foi o golzinho mesmo jogando no Estádio Barradão, os rubro-negros não conseguiram marcar um gol sequer neste e domingo e selaram a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro com uma derrota por 1 a 0 diante do Santos.
Se no primeiro tempo o Vitória pouco ameaçou o goleiro Aranha, na segunda etapa os baianos esboçaram uma pressão. Desordenada e pouco efetiva. Com luta e pouco futebol, o time da casa ainda viu Thiago Ribeiro marcar nos acréscimos para o Santos e garantir a festa palmeirenses no Allianz Parque. E lágrimas no Barradão. Muitos torcedores rubro-negros deixaram o estádio antes mesmo do gol santista, descrentes em um mísero gol salvador.