O BJÁ acompanhou a caminhada entre o Clube Espanhol e a Basílica do Bonfim
Tasso Franco , da redação em Salvador |
07/12/2014 às 12:26
Centenas de pessoas participaram neste domingo, 7, da 21ª Caminhada Clube Espanhol a Basílica do Bonfim, uma minimaratona de 16.5 km num encontro de congraçamento que reuniu associados do clube e convidados.
À frente, o presidente do Clube, Humberto Campos Peso, disse ao BJÁ após concluido o percurso na colina do Bonfim que a missão estava cumprida, pois, além de todos os atletas terem bom desempenho a entidade entregou meia tonelada de alimentos no Centro Comunitário do Bonfim, para atendimento às familias carentes.
Os atletas - nem todos com essa característica - se concentraram a partir das 6h em frente ao Clube Espanhol, na Barra, participaram de uma sessão de alongamento às 6h45min e, às 7h, a caminhada começou. Seguiu pela Avenida Oceânica, sentido Farol da Barra, Avenida Centenário, Vale do Canela, Av Contorno, Rua Miguel Calmon, Largo da Calçada, Mares, Av. Dendezeiros, até chegar na Colina Sagrana.
Junto aos participantes seguiram uma ambulância, um carro com estoque de água e um ônibus para quem eventualmente não conseguisse completar a caminhada, o que foram poucos os que precisaram dele. No Centro Comunitário do Bonfim, os participantes tiveram acesso a um buffet com frutas, pães e uma farofia com carne, além de suco da São Miguelk (Yulo).
Para saudar os 'maratonistas' na subida da colina do Bonfim, São Pedro abriu as torneiras e mandou uma chuva de verão, dessas que cai forte e passa logo, uma dávida dos céus. Aí foi que a turma ficou ainda mais animada.
Em frente à basílica, muitos participantes fizeram orações e participaram (um pouco) da missa que estava sendo celebrada neste segundo domingo do Advento do Senhor.
Em seguida, os participantes da caminhada pegaram ônibus de turismo fretados pela direção do clube e retornaram ao Espanhol onde foi servida uma feijoda, além de refrigerantes e cervejas.
Para o superintendente de Esportes do Clube, Roberto D'Autilia, "tudo saiu como programado e os associados e convidados ficaram satisfeitos", frisou.
PERCURSO
O que o BJÁ pode observar no percurso é que existe muitos locais nesse percurso descrito acima que precisam de ajustes por parte da Prefeitura. Há muito lixo em alguns pontos da cidade-baixa, passeios danificados, esgotos à céu aberto e mendigos em quase todo percurso, especialmente entre a Av contorno e o Bonfim.