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Globo , Cingapura |
21/09/2014 às 12:05
GP de Cingapura durante a noite
Foto: Getty Images
Na noite de Cingapura, a sorte iluminou Lewis Hamilton e deixou Nico Rosberg às escuras. Com problemas no câmbio de sua Mercedes, o alemão ficou parado no grid na saída para a volta de apresentação e precisou largar do pit lane. Na corrida, o drama persistiu: ainda com problemas, Nico arrastava-se na pista e mal conseguia acompanhar os últimos colocados. No primeiro pit stop, seu câmbio travou de vez e ele precisou abandonar. Dos boxes, assistiu a Hamilton vencer pela sétima vez no ano e lhe tomar a liderança do Mundial de Pilotos. Restando apenas cinco etapas para o fim da temporada, o inglês chegou aos 241 pontos, enquanto Rosberg ficou estacionado nos 238. Confira a classificação completa.
Mas não pense que Hamilton teve vida fácil sem a presença de Nico na pista. O britânico liderava a prova com tranquilidade, mas a entrada do safety car na metade da prova quase mudou a história da corrida. Enquanto alguns pilotos aproveitaram a paralisação para fazer um pit stop e outros já tinham usado os dois tipos de pneus e poderiam ir até o final, Lewis só havia utilizado os supermacios e precisaria fazer mais uma parada. Com isso, precisou pisar fundo para abrir vantagem para Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, da RBR, e Fernando Alonso, da Ferrari, que vinham logo atrás. O britânico levou os pneus até o limite, foi para os boxes nas voltas finais, mas acabou perdendo a ponta para o tetracampeão da RBR. Com compostos macios, rapidamente deu o bote, reassumiu a primeira colocação, e venceu. Vettel e Ricciardo seguraram a pressão de Alonso e fecharam o pódio.
Felipe Massa terminou em quinto e foi um dos grandes destaques da prova. O brasileiro da Williams partiu da quinta colocação em razão do problema de Nico e chegou a perder posições para Kimi Raikkonen (Ferrari), Kevin Magnussen e Jenson Button (McLaren). Massa ultrapassou a dupla da McLaren na pista e superou o Homem de Gelo nos boxes. Durante a entrada do safety car, o paulista preferiu não parar nos boxes e tinha a missão de levar os pneus até o fim por quase 40 voltas. Apesar do diretor da Pirelli dizer que era "impossível", Massa conseguiu a façanha. Seu companheiro Valtteri Bottas, que tentava o mesmo, não conseguiu. Na última volta, estava em sexto, mas não resistiu à pressão do pelotão que segurava, e despencou para 11º, ficando sem pontos.
A corrida: Rosberg fica parado no grid
O drama de Rosberg começou antes mesmo da largada. Durante as voltas de instalação, o alemão teve problemas no câmbio - não conseguia encaixar algumas marchas. Depois de passar nos boxes, alinhou no grid e os mecânicos continuaram desesperadamente tentando resolver o problema. Em vão, o carro de Nico ficou parado enquanto os demais saíram para a volta de apresentação. Rosberg foi empurrado para os boxes, trocou o volante e largou do pit lane, em último. Outro que viveu um drama antes do início da prova foi Kobayashi. A Caterham do japonês apresentou um problema na pressão do óleo e teve um princípio de incêndio.
Com a vida facilitada sem o principal rival ao lado, o pole Hamilton não teve dificuldades para manter a primeira posição. As RBR largaram mal e Alonso acabou tomando a frente de Vettel e Ricciardo, mas o espanhol retardou tanto a freada que passou reto. Antes mesmo de ser investigado, o piloto da Ferrari devolveu a posição para Vettel, mas não para Ricciardo. A direção de prova, porém, decidiu não aplicar nenhuma punição.
Em 10 voltas, Nico havia deixado para trás apenas a Marussia de Chilton, e se encontrava na 20ª colocação.
Massa abriu os trabalhos nos pits entre os ponteiros na 11ª volta. Raikkonen e Bottas foram para os boxes na volta seguinte. A Williams fez um bom trabalho com o brasileiro, que ganhou a posição do finlandês da Ferrari. Já Bottas ganhou a sétima colocação de Button, o que mais demorou a parar.
Rosberg não consegue sair dos boxes e abandona
Arrastando-se na pista, Rosberg foi para os boxes na 16ª volta e trocou o volante, na esperança de resolver o problema no câmbio. Mas nada está tão ruim que não possa piorar. O alemão não conseguiu sequer sair do neutro e precisou abandonar a corrida. Na 22ª volta, outro a abandonar foi Gutiérrez, com uma pane elétrica no motor de sua Sauber.
A segunda rodada de pit stops começou na 23ª volta. A principal mudança ficou por conta de Alonso, que ganhou a segunda posição de Vettel nos boxes. Hamilton seguia líder com folga. Ricciardo era o quarto, enquanto Button, que tentava uma estratégia de uma parada a menos, vinha a seguir. Massa aparecia em sexto, acompanhado por Raikkonen, Bottas, Vergne e Magnussen.
Safety Car entra na pista e quase muda história da corrida
Na 31ª volta, o safety car, tradicional nos GPs de Cingapura, precisou ser acionado. Pérez tentou ultrapassar Sutil, foi tocado pelo alemão da Sauber e quebrou o bico. Pedaços da asa dianteira da Force India ficaram na pista, forçando a entrada do carro de segurança. Alonso, Button e Raikkonen aproveitaram a parada na prova para fazer mais um pit stop. Já Hamilton, Vettel, Ricciardo, Massa e Bottas preferiram seguir na pista.
A classificação da corrida neste momento era: Hamilton, Vettel, Ricciardo, Alonso, Massa, Bottas, Button, Raikkonen, Vergne e Magnussen. Em uma relargada sem incidentes, as posições no pelotão dianteiro não foram alteradas.
Ainda precisando fazer mais um pit stop, Hamilton começou a pisar fundo para tentar abrir vantagem e não ser surpreendido pelos rivais que trocaram os pneus durante o safety car e pelos outros que já haviam usado os dois compostos. Por volta, o inglês virava cerca de 2s5 mais rápido que os adversários, rapidamente abrindo uma grande margem na liderança.
Em dez voltas após a relargada, Hamilton abriu 18s de vantagem sobre o segundo colocado Vettel, diferença ainda insuficiente para fazer um pit stop e retornar na liderança. Caso parasse nos boxes nesse momento, ele retornaria em quarto, atrás também de Ricciardo e Alonso. Quinto, Massa tentava economizar pneus para ir até o fim sem fazer outro pit stop. Seu parceiro Bottas vinha logo atrás.
Conforme seus pneus desgastavam, a diferença que Lewis abria por volta caía cada vez mais. O desafio do piloto era conseguir abrir cerca de 30s, margem segura para retornar à frente do alemão da RBR.
Hamilton para no box e volta atrás de Vettel
Com pneus em frangalhos, o inglês precisou parar na 52ª volta e colocou um jogo de compostos macios. A Mercedes fez um bom trabalho nos boxes e ele voltou atrás apenas de Vettel, logo à frente de Ricciardo e Alonso.
Agora com pneus novíssimos, Lewis rapidamente colou em Vettel, que a essa altura tinha compostos muito desgastados. Na abertura da 54ª volta, o britânico deu o bote e retomou a liderança da corrida. Mais atrás, Massa tinha a vida facilitada por Bottas, que segurava um trenzinho formado por Raikkonen, Hulk e Vergne. Enquanto isso, a McLaren de Button dava pane e deixava o piloto na mão.
Com a pista livre, Hamilton abriu vantagem. Mais longa corrida da temporada, a prova precisou terminar com uma volta a menos, por ter estourado o limite de tempo de duas horas, em razão da entrada do safety car. O inglês recebeu a quadriculada 13s antes de Vettel e Ricciardo, que conseguiram segurar a pressão de Alonso, e fecharam o pódio. Massa conseguiu a façanha de administrar os pneus e levá-los até o fim e cruzou em quinto. Já Bottas tentou enquanto pôde, mas não foi capaz de segurar a sexta posição e na última volta arrastou-se até a bandeirada, sendo superado por Vergne, Pérez, Raikkonen, Hulk e Magnussen, fechando em 11º, saindo da zona de pontuação.
Resultado final:
1) Lewis Hamilton Mercedes 2h00m04s795
2) Sebastian Vettel RBR/Renault 13s534
3) Daniel Ricciardo RBR/Renault 14s273
4) Fernando Alonso Ferrari 15s389
5) Felipe Massa Williams/Mercedes 42s161
6) Jean-Eric Vergne STR/Renault 56s801
7) Sergio Perez Force India/Mercedes 59s038
8) Kimi Raikkonen Ferrari 1m00s641
9) Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1m01s661
10) Kevin Magnussen McLaren/Mercedes 1m02s230
11) Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1m05s065
12) Pastor Maldonado Lotus/Renault 1m06s915
13) Romain Grosjean Lotus/Renault 1m08s029
14) Daniil Kvyat STR/Renault 1m12s008
15) Marcus Ericsson Caterham/Renault 1m34s188
16) Jules Bianchi Marussia/Ferrari 1m34s543
17) Max Chilton Marussia/Ferrari 1 volta
- Jenson Button McLaren/Mercedes Abandonou
- Adrian Sutil Sauber/Ferrari Abandonou
- Esteban Gutierrez Sauber/Ferrari Abandonou
- Nico Rosberg Mercedes Abandonou
- Kamui Kobayashi Caterham/Renault Não largou