Esporte

Presidente do Uruguai xinga Fifa por suspensão a Suárez: "Filhos da p.

Em entrevista ao canal de TV público de seus país, José Mujica não se contém ao comentar a punição de nove jogos aplicadas ao atacante Uruguaio durante a Copa
Globo , Uruguai | 30/06/2014 às 11:33
José Mujica, ao centro
Foto: EFE
Em entrevista ao canal de TV público de seu país, o presidente do Uruguai, José Mujica, insultou a Fifa por causa da punição imposta ao atacante Luis Suárez. Ele não se conteve ao comentar a suspensão aplicada pela mordida do atacante uruguaio no zagueiro italiano Chiellini, em duelo válido pela fase de grupos da Copa do Mundo. 
Jose Mujica presidente uruguai, uruguai x holanda (Foto: EFE)

- A Fifa são um bando de velhos filhos da puta p... - disse Mujica, em entrevista à Tenfield.comTV, levando a mão à boca imediatamente.

Quando o jornalista lhe perguntou se podia publicar suas declarações, após o desembarque da delegação do Uruguai, Mujica respondeu de imediato:

- Publique por mim - afirmou.

Acompanhado de sua mulher, a senadora Lucía Topolansky, Mujica classificou a punição de nove jogos pela seleção e quatro meses de afastamento do futebol como "fascista".

- Podiam ter punido, mas não infligir sanções fascistas - declarou o presidente sobre a punição.
Ao ser questionada sobre a polêmica frase do marido, a esposa de Mujica declarou em seguida: 

- Concordo com as palavras do presidente - disse Topolansky.
Sobre a suspensão de Suárez
 
Suárez surpreendeu o mundo do futebol ao voltar aos gramados menos de um mês após operar o joelho. Em um período menor ainda, ele jogou por terra a chance pela qual lutou de forma tão árdua. A mordida em Chiellini acarretou a maior suspensão da história da Copa do Mundo. O "recorde" anterior era do italiano Mauro Tassotti, suspenso por oito partidas por ter quebrado o nariz de Luis Enrique, da Espanha, em 1994.

O atacante terá de cumprir os nove jogos de suspensão em jogos da seleção uruguaia, o que deve tirá-lo até de jogos da Copa América de 2015. De acordo com a chefe de comunicação da Fifa, Delia Fischer, após os quatro meses Suárez poderá disputar amistosos com a seleção e atuar normalmente pelo Liverpool, seu clube na Inglaterra, que vai se pronunciar oficialmente após receber o relatório oficial da Fifa. As transferências, entretanto, não são afetadas por esse banimento por quatro meses.