Esporte

Campeonato Baiano de Velocidade na Terra é a atração em Castro Alves

Vai ser neste sábado
FBA , Salvador | 14/06/2014 às 10:46
Vai ser neste sábado em Castro Alves
Foto: DIV
Salvador, 14 de junho de 2014 – Após a Seleção Brasileira estrear com vitória na Copa Mundo, a cidade de Castro Alves volta as atenções para outro esporte. O Município se prepara para receber, pela primeira vez, o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra e a expectativa é de mais um show de pilotagem, que deve tirar o fôlego de quem vai acompanhar a etapa inaugural. A prova acontece amanhã (15), às 10h, e abre a temporada 2014 da competição, que será realizada no Circuito de Automobilismo São Luiz, no Parque que leva o mesmo nome.
 
Segundo o presidente do Clube de Automobilismo da Bahia (CAB), Aureliano Campos, o Lelo Bala, a Etapa deve contar com a participação de cerca de 20 pilotos, divididos em duas categorias. Ele conta que a competição foi muito bem recebida pela cidade e já é cogitada a realização de mais uma etapa em Castro Alves. “As pessoas aqui nos receberam muito bem e a expectativa é que haja um grande público prestigiando a etapa. Isso nos deixa felizes e com vontade de voltar”
 
A prefeitura local comemora a realização da prova e espera colher os frutos. “Nós esperamos divulgar a cidade e quem sabe colocá-la no roteiro de novas provas desta dimensão. Além disso, a competição deve movimentar o comércio local, com elevação da taxa de ocupação das pousadas”, conta o prefeito Clóvis Rocha.
 
O piloto Leri Ricardo, tricampeão baiano, representará Castro Alves na competição. Ele mora em Salvador, mas correrá pela cidade onde reside seus familiares. A adrenalina começa ainda no sábado (14), às 14h, com os treinos livres. No domingo (15), às 8h, começa o warm up. As tomadas de tempo começam às 9h, e a primeira bateria larga às 10h.
 

A prova
 
A prova será realizada em duas baterias - num total de quatro - já que os pilotos serão distribuídos em duas categorias: a Turismo (Gol, Voyage e Passat, com motor AP 1600cc) e a Speed (Fusca com motor de AP 2000cc). Cada piloto corre duas baterias e o vencedor será aquele que somar mais pontos.
 
Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, e a melhor equipe da temporada. Segundo o presidente do CAB, o Campeonato por Equipes é espécie de reconhecimento aos mecânicos e demais integrantes da equipe, que fazem a diferença fora da pista e oferecem todo o suporte aos pilotos.
 
O Circuito de Automobilismo São Luiz conta com uma organizada infraestrutura, com praça de alimentação, banheiros e espaço para cerca de oito mil pessoas, com visão total da pista. A pista possui 1.600 metros de extensão e 12 metros de largura, permitindo que os carros alcancem uma velocidade de 160 quilômetros.
 
A primeira etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra é uma realização da CAB – Clube de Automobilismo da Bahia, supervisionado pela FAB - Federação de Automobilismo da Bahia e pela CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, com o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A e Governo do Estado da Bahia, através do FazAtleta, e apoio da Prefeitura Municipal de Castro Alves, Secretaria Municipal de Obra e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
 
SERVIÇO
 
Evento: Primeira Etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra
Prova: 15 de junho
Largada: Às 10 h, Circuito de Automobilismo São Luiz, em Castro Alves.