Esporte

CAMAÇARI: Prefeito quer capoeira em todas as escolas do município

Proposta do prefeito Ademar é ambiciosa
Ascom PMC , Abrantes, Camaçari | 11/05/2014 às 10:41
Espaço da Capoeira em Vila de Abrantes, distrito de Camaçari
Foto: Nelinho Oliveira
O prefeito Ademar Delgado declarou na noite de sábado (10), que vai trabalhar para que todas as escolas da rede municipal tenham um espaço dedicado ao ensino da capoeira. A declaração foi feita durante a cerimônia de inauguração do Centro de Atividades da Capoeira Engenho, que funcionará em um anexo da Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, situada no distrito de Vila de Abrantes.

Ainda, segundo o prefeito, é preciso ampliar o espaço da capoeira dentro do Município. “Por isso, assumo esse compromisso com a população. Vamos fazer com que cada vez mais jovens pratiquem essa expressão cultural brasileira trazida pelos nossos ancestrais e que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música”.  

O novo espaço será mantido pela Prefeitura, através da Seduc (Secretaria de Educação), em parceria com a Associação de Capoeira Engenho, entidade que promove 16 tipos de atividades dedicadas ao fortalecimento da cultura e do esporte no Município.  

Com o novo espaço, a Associação de Capoeira Engenho vai poder dobrar o número de pessoas atendidas, passando de 200 para 400 alunos beneficiados nos turnos matutino e vespertino. A estrutura conta duas salas, biblioteca, videoteca, quiosque e banheiros.
Além de capoeira, o espaço vai oferecer aulas de dança folclórica, confecção de instrumentos e artesanato. A intenção é de que no futuro aconteçam ainda cursos de informática e inglês. Será realizado também um trabalho visual de resgate da capoeira com materiais específicos que poderão ser conhecidos e utilizados por todos.  

Emocionado com a entrega do espaço e agradecido pelo apoio da Prefeitura, Antonio Marcos dos Anjos, mais conhecido como mestre Grandão, idealizador do projeto e responsável pela Associação de Capoeira Engenho, declarou que a entidade sempre realizou as atividades em espaços cedidos ou emprestados. Orgulhoso, ele destacou que este é o recomeço da história da entidade. “Sinto que esse momento é de reconhecimento do trabalho desenvolvido, além de ser a concretização de um sonho para todos nós”, frisou.

Na ocasião, o prefeito Ademar Delgado foi homenageado com uma apresentação de dança, ao som da música Mas que nada, de Jorge Ben Jor, realizada por alunos da entidade. Aconteceram ainda rodas de capoeira e a formatura do instrutor Anderson Silva, que na próxima semana viaja para a Espanha.  
Presente na inauguração, o vereador Gilvan Souza (PT), um dos apoiadores da iniciativa através da Câmara Municipal, parabenizou a prefeitura por não medir esforços para possibilitar o acesso da população à cultura, educação e ao esporte. “Nesse espaço vai acontece algo que vai além da prática da capoeira, ações que contribuem para a formação de cidadãos”.
Ainda estiveram presentes na cerimônia os secretários de Educação e da Cultura, Luiz Valter de Lima e Vital Vasconcelos, respectivamente, além dos mestres de capoeira Baiano e Raimundo Carneiro.