Esporte

Com torcida de CR7, Nadal despacha finlandês e vai às quartas em Madri

Craque português vê número 1 do mundo não ter grandes dificuldades para vencer Jarko Nieminem (57º). Berdych vai ser o rival por vaga na semifinal
G1 | 08/05/2014 às 15:26
Rafael Nadal rebate a bola durante a vitória nas oitavas de final
Foto: EFE

Não foi tão fácil como na estreia, mas com a torcida especial do craque Cristiano Ronaldo na tribuna de honra, Rafael Nadal demonstrou que está em grande fase e bateu o finlandês Jarko Nieminem (57º do ranking) por 2 sets a 0 (6/1 e 6/4), em 1h19min, para avançar às quartas de final do Masters 1.000 de Madri. Por uma vaga na semifinal, o número 1 do mundo vai encarar o tcheco Tomas Berdych (6º), que eliminou o búlgaro Grigor Dimitrov (14º) também nesta quinta-feira.

Por causa da desistência de Novak Djokovic, que não se recuperou a tempo de uma lesão no punho direito, Nadal continuará sendo o número 1 do mundo ao final do Masters 1.000 de Madri, independentemente do seu resultado. Tricampeão da competição, o espanhol, porém, só não perderá pontos no ranking se repetir a dose do ano passado e conquistar o título na capital espanhola.

Nieminem começou a partida jogando um tênis de alto nível. Com precisão nos golpes e bela movimentação, o finlandês fez Nadal correr. Ele confirmou o seu primeiro serviço e depois quase quebrou o espanhol. Mas ele esmoreceu e Nadal passou a arrebentar em quadra. O número 1 do mundo aumentou o seu ritmo e passou a pressionar mais o oponente. A partir daí, o que se viu foi um show do melhor tenista em atividade no planeta. O Touro Miúra venceu outros cinco games seguidos e fechou o primeiro set em 6/1 após 29 minutos. Jarko Nieminen nem parecia mais aquele tenista que iniciara tão bem o jogo.

Embalado, Nadal continuou dão dando chance para o seu oponente no começo do segundo tempo. Com a excelente movimentação habitual e os golpes potentes e certeiros, ele encurralou o 57º do ranking e, em pouco tempo, já estava com 3 a 0 no placar. Nieminem não desistiu e demonstrou que atravessa bom momento. Jogando algumas bolas na linha, ele conseguiu confirmar seu serviço e, depois, enfim quebrou o saque de Rafa pela primeira vez na partida, diminuindo a vantagem do astro para 3 a 2. Depois, ele confirmou novamente seu serviço e fez 3 a 3. Mas Nadal cansou de brincar e, com muita seriedade e categoria, acabou quebrando Nieminem duas vezes para vencer o segundo set por 6/4 e o jogo por 2 sets a 0.