Esporte

VOVÓ sarada de PIracicaba chama atenção por beleza e boa forma

Publicitária tem vida de atleta e está longe daquela matriarca convencional.
Além de mãe de dois rapazes de 23 e 17 anos, ela tem neta de dois meses.
Piracicaba , SP | 07/05/2014 às 09:55
Simone Prates, 40 anos de idade
Foto: G1
Prestes a completar 40 anos, a publicitária Simone Prates já é avó de uma menina de dois meses e mãe de Gustavo, de 17 anos, e Diego, de 23 anos. A moradora de Piracicaba (SP) foge completamente à ideia convencional de matriarca: tem seis tatuagens (e pretende aumentar a lista), faz musculação, corre e ainda pensa em ter mais um filho. Para seguir bonita e saudável, ela se alimenta e se comporta com a disciplina de um esportista.

Apesar de nunca ter tido problemas de peso ou de aparência, Simone disse só ter se tornado "atleta" nos últimos três anos, quando começou a namorar um rapaz apaixonado por esportes. "Meu namorado pedala e corre. Quando começamos, eu já fazia academia, mas não aguentava correr 100 metros. Agora passei a me alimentar melhor, treinar corretamente e sou apaixonada por corrida. Faço cinco quilômetros e tenho buscado melhorar o desempenho nessa distância", relatou a publicitária, que namora um editor de criação de 30 anos.

Curtindo ser avó

Simone disse estar "curtindo" o fato de ser avó, mas ainda não se habituou a ser chamada dessa forma. "Eu ainda não consegui usar essa palavra para a Manuela (a neta) ou com amigos. Estou adorando ser, mas a palavra me remete à minha avó, que era mais velha do que sou hoje, e era completamente diferente", contou.

O mais engraçado, conta, é que o namorado acaba fazendo as vezes de avô "postiço". "Eu ainda me vejo como mãe, mas o sentimento com a Manuela é diferente. Eu fico me perguntando se vou ser dessas que cuida da criança para os pais saírem. Acho que sim, pois eles são jovens."

Simone foi casada duas vezes e hoje mora sozinha, mas ainda pensa em aumentar a família, ou dar um novo tio para Manuela. "Eu penso em ter mais um filho, pois meu namorado tem vontade de ser pai. Quem sabe?", relatou.

Proximidade com os filhos

Por ter sido mãe aos 15 anos, o filho mais velho completa 24 anos no próximo domingo (11) -- data do Dia das Mães -- e ela faz 40 anos em junho. Simone contou ter "crescido" enquanto criava Diego. Apesar de ter atrasado o período de estudos e a independência profissional, ela também relata vantagens pela pouca diferença.
"É legal, pois temos uma relação muito próxima ainda hoje. 

Com o mais velho eu já tenho uma amizade, e com o mais novo já é mais uma relação de mãe e filho mais forte. O amor e a preocupação com os dois sempre foi a mesma, mas o jeito de conversar é diferente", contou. O único "sofrimento" dos garotos por ter uma mãe jovem e bonita é o ciúme. "O mais novo é bem ciumento, mas o mais velho é mais tranquilo. Na adolescência, o Diego ouvia brincadeiras dos amigos e ficava bravo. Hoje em dia os dois se dão muito bem com meu namorado."

Filhos

O estudante Gustavo Prates Sturion, o caçula, admite ter ciúmes da mãe. "Eu tenho bastante. Não gosto quando as pessoas ficam olhando para ela ou falam alguma coisa, do tipo paquerando." Em clima de descontração, o jovem disse que só liberou o atual namorado para ficar com a mãe. Já o filho mais velho, Diego Prates Bottene, relatou que não tem ciúmes de Simone.

Academia diária

Para manter os 54 quilos distribuídos no corpo "sarado" de 1,65 metro, Simone vai diariamente à academia e se prepara para corridas de fim de semana. Ela integra uma equipe de corrida aos sábados, mas segue planilha de treinos durante mais três dias e um programa de exercícios funcionais e musculação.

"Eu não quero ficar super musculosa ou uma 'panicat'. Meu propósito é me preparar para as corridas e estar melhor com o meu corpo. Eu já tive algumas crises de síndrome do pânico, por exemplo, e elas diminuíram muito depois que passei a me exercitar. Nunca imaginei que iria gostar tanto de correr", contou.

Sem anabolizantes, remédios milagrosos ou grandes sacrifícios, a publicitária disse que apenas controla a alimentação durante a semana e só se permite a comer chocolates ou comidas mais calóricas nos finais de semana. "Passei a melhorar minha alimentação, incluindo frutas, cereais e coisas mais saudáveis. Durante a semana cortei totalmente o chocolate e o açúcar. Passei a me cuidar mais."

Com relação à beleza, Simone ressaltou que não a persegue e nem tem segredos. "Beleza não é só externa, pra mim é um conjunto de fatores. Digamos que quando você está feliz, com a cabeça tranquila, fazendo as coisas que te deixam satisfeita, essa alegria faz você se cuidar mais, pensar mais em si e consequentemente melhorar tudo no externo."