Os torcedores russos que foram ao Palácio Iceberg de Patinação nesta quarta-feira aguardavam ansiosamente por uma apresentação. Yulia Lipnitskaya era a grande esperança dos donos da casa no primeiro dia de disputa da patinação artística feminina. A adolescente de 15 anos teve um bom desempenho, mas vacilou em um dos saltos e caiu. A queda, ao menos, não diminuiu a empolgação dos torcedores com a jovem atleta.
- Eu não sei o que aconteceu. Minha preparação foi boa e eu não estava nervosa. Não senti pressão. Estou triste, não fui bem nos saltos. Amanhã lutarei mais - disse Yulia.
Yulia Lipnitskaya encantou na disputa por equipes, quando dançou a música tema do filme “A Lista de Schindler” e recebeu a maior nota. A performance dela ajudou a Rússia a conquistar o ouro na prova – aquela que foi a primeira medalha dourada dos donos da casa nesta edição dos Jogos de Inverno.
Com o erro nesta quarta-feira, Yulia Lipnitskaya foi punida e somou 65.23 pontos. A russa ficou apenas na quinta colocação. Quem terminou o dia na liderança foi a coreana Yuna Kim, que fez 74.92 pontos. A segunda colocação ficou com a russa Adelina Sotnikova, com 74.64 pontos, e o terceiro lugar com a italiana Carolina Kostner (74.12 pontos).
Trinta atletas se apresentaram no programa curto. Destas, 24 se classificaram para a apresentação do programa livre, que será nesta quinta-feira. A brasileira Isadora Williams ficou na última colocação.