Fred Morais conquistou o título de campeão, na categoria elite masculino. Ele que foi Campeão Brasileiro em 2011 e é Campeão Baiano de Triathlon, pratica o esporte há sete anos.
Darana , Salvador |
01/12/2013 às 18:54
Provas foram disputadas em Salvador neste domingo
Foto: Léo Braga
A 6ª edição do Triathlon Bahia de Todos os Santos reuniu 100 triatletas profissionais e amadores, na manhã deste domingo (1º), no II Distrito Naval, na Av. Contorno. A prova que teve largada às 09h, foi realizada com três baterias de natação, ciclismo e corrida. Primeiro, os atletas nadaram 250 metros nas águas calmas da chamada “Prainha da Marinha”. Em seguida, fizeram a prova de ciclismo, onde percorreram 6.600 metros, em circuito fechado. E, por fim, eles encararam 1.600 metros de corrida.
Além dos atletas profissionais, a disputa atraiu amadores de diversas idades. O Coronel Ivan Barata (72), que pratica triathlon há quase 50 anos, é Decacampeão Brasileiro, na faixa a partir de 65 anos. “Para mim é sempre um prazer participar de provas de triathlon. Além da disputa, eu participo das provas para estimular o esporte e mostrar para a juventude como alcançar a velhice sadia”.
Fred Morais conquistou o título de campeão, na categoria elite masculino. Ele que foi Campeão Brasileiro em 2011 e é Campeão Baiano de Triathlon, pratica o esporte há sete anos. “O meu treinamento é intenso e constante. Eu fiz bastante simulados para essa prova, já que ela é muito exigente, por ser realizada com três baterias. Eu tive um adversário muito forte, mas ainda bem que consegui sair na frente”, comemora o triatleta de 32 anos.
A Campeã Baiana de Triathlon do ano de 2011 e única representante da elite feminina da Bahia nos Jogos Olímpicos de 2016, Tatiane de Souza, levou o primeiro lugar na categoria elite feminino. Dos seus 27 anos, a triatleta dedica nove deles ao triathlon. “Eu fiz uma modificação no meu treino especialmente para o Triathlon Bahia de Todos os Santos. Essa prova foi para fechar o ano com chave de ouro!”, festeja.
O Triathlon Bahia de Todos os Santos 2013 foi promovido pela Federação Baiana de Triathlon (FEBATri) e pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE), com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, além do apoio da Prefeitura Municipal de Salvador. A prova distribuiu R$ 10 mil em prêmios.
Elite Masculino:
1º lugar – Fred Morais
2º lugar – Igor Santos
3º lugar – Thor Noguerol
Elite Feminino:
1º lugar – Tatiane de Souza
2º lugar – Manuela Lereno
3º lugar – Claudia Santana
Amador Masculino – Faixa 16 a 29 anos
1º lugar – João Carlos Leahy
2º lugar – Israel Nascimento
3º lugar – Tiago de Jesus
Amador Masculino – Faixa 30 a 39 anos
1º lugar – Wellington Silva
2º lugar – Bruce Cairo
3º lugar – Armando Neto
Amador Masculino – Faixa 40 a 49 anos
1º lugar – Gervásio da Silva
2º lugar – André Wetand
3º lugar – Pedro Paulo Bandeira
Amador Masculino – Faixa 50 a 99 anos
1º lugar – Edder Voss
2º lugar – Mário Neto
3º lugar – Paulo Roberto Santos
Amador Feminino – Faixa 16 a 29 anos
1º lugar – Rebecca Surratt
2º lugar – Adriana Coelho
Amador Feminino – Faixa 30 a 39 anos
1º lugar – Maria Claudia de Souza
2º lugar – Karen Gedan
3º lugar – Larissa de Andrade
Amador Feminino – Faixa 40 a 49 anos
1º lugar – Kitty Fraga
2º lugar – Claudia Cristina Gomes
Masculino Paratleta
1º lugar – Marcelo Collet
2º lugar – Leonardo Curvelo