As maiores feras do off road nacional estarão na capital baiana para mostrar o melhor do esporte a motor que mais cresce no país
Evandro Dias , da redação em Salvador |
31/08/2013 às 13:02
Boca do Rio mais uma vez será palco de uma competição do off road nacional. Já está tudo pronto no Circuito de Automobilismo Erinaldo Matias, o Pernambuco, (ao lado do Aeroclube Plaza Show) para a Copa Brasil de Velocidade na Terra, sábado (31.08) e domingo (01.09), sempre às 10h. As maiores feras da modalidade estarão na capital baiana para mostrar o melhor do esporte a motor que mais cresce no país. Além da competição nacional, a orla marítima vai abrigar duas etapas do Baiano de Velocidade na Terra. O ingresso custa R$ 10 (dez Reais).
Os carros já estão em Salvador e os pilotos chegam hoje (30), mas na pista a ação começa no sábado, às 10h. É a quarta Copa Brasil de Velocidade na Terra realizada na Bahia. Antes dela ocorreram duas edições em Camaçari e uma em Salvador. Serão dois dias de adrenalina a 50 metros da praia, com excelente infraestrutura, praça de alimentação, banheiros e espaço para cerca de oito mil pessoas, com visão de 100% do circuito.
A prova contará com a participação de pilotos de quatro categorias: Fórmula Tubular Injetado, também conhecida como AutoCross (carros com gaiolas tubulares com motores de carro); Kart Cross (carros com gaiolas tubulares e motores de motocicletas); Speed (Fusca com motor de AP 2000cc); e Turismo (Gol, Voyage e Passat, com motor AP 1600cc). Cada piloto corre duas baterias e o vencedor será aquele que somar mais pontos.
O circuito
O Clube de Automobilismo da Bahia (CAB) está finalizando os trabalhos para deixar a pista com a qualidade dos melhores circuitos do Brasil, dando todo conforto necessário para que os pilotos possam dar um verdadeiro show neste final de semana. “Na última semana fizemos a terraplanagem da pista e já está quase tudo pronto”, declara o presidente do Clube de Automobilismo da Bahia (CAB), Aureliano Campos, o Lelo Bala. Para ele, esta segunda prova nacional no circuito mostra que Salvador tem potencial para sediar essas competições. “Tivemos uma competição como esta no ano passado, que abriu as portas para a cidade receber novas provas e esta nova competição nacional só atesta isso”, declara.
O Evento conta com o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A, do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e FazAtleta e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador. A Copa Brasil de Velocidade na Terra e o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra são realizações do Clube de Automobilismo da Bahia, supervisionados pela Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) e pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Formula Tubular Injetada– É uma competição que revela pilotos de alto nível, como Luiz Razia, vice-campeão da GP2, principal categoria de acesso a Fórmula 1. A Fórmula Tubular, também conhecida como AutoCross, se caracteriza por utilizar carros com gaiolas tubulares com motores de carro. A pista utilizada para a competição é a mesma do Kartcross, ou seja, pista de terra de 800 a 2000 metros. Os motores utilizados são Motor a Ar Volkswagem (de Fusca) Preparado Ou Motor AP600 (santana).
Kart Cross - Nas provas de KartCross os carros se diferenciam dos demais pelo uso de motores de motos. Três categorias podem competir em kartcross: o kartcross 125cc, o kartcross 200cc e o kartcross força livre ate 400cc. As competições ocorrem em pistas de terra de 800 a 2000 metros. Competem karts com gaiolas específicas para o kartcross.