O Kartódromo Ayrton Senna recebe no próximo domingo (02), às 10h, a Segunda Etapa do Campeonato Baiano de Kart; a entrada é franca
Indira Naiara , Lauro de Freitas |
28/05/2013 às 10:44
Os amantes do automobilismo na Bahia estão em estado de êxtase. Depois do GP Bahia de Stock Car, que aconteceu mais cedo este ano, o público já tem a certeza de que o fim de semana será de espetáculo, faça chuva ou faça sol. É que o templo do kartismo no Estado, o Kartódromo Ayrton Senna, recebe no próximo domingo (02), às 10h, a Segunda Etapa do Campeonato Baiano, que marcará a volta da categoria Super Kart 125cc, a mais veloz da competição.
A chuva, caso aconteça, não deve estragar a festa, ao contrário, vai deixar as disputas ainda mais acirradas. “Quem já acompanhou uma prova de Kart na chuva sabe que, assim como na Formula 1, o espetáculo está garantido do início ao fim, deixando as ultrapassagens mais intensas. Qualquer erro pode custar o pódio”, ressalta o piloto e diretor financeiro Associação Baiana de Karts (ABK), Euvaldo Luz.
Para os organizadores, a prova promete ser emocionante e o grande vencedor do final de semana será o público, que irá assistir da arquibancada, à beira mar, a mais uma festa do kartismo. O Campeonato Baiano de Kart tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia e do Governo do Estado da Bahia, através do FazAtleta.
O nível dos pilotos está tão bom este ano que tem atraído à atenção dos pilotos de Aracaju. Na última etapa, dois pilotos do estado vizinho foram conferir de perto as disputas baianas. “Eles gostaram muito da prova e estão tentando viabilizar a participação de alguns kartistas sergipanos já no próximo final de semana. O que só iria abrilhantar ainda mais o Campeonato”, afirma Euvaldo Luz.
A Prova
A expectativa da direção de prova é que cerca de 40 pilotos participem da competição, que na etapa anterior foi marcada pelo alto nível técnico dos pilotos no grid. “As disputas foram intensas na primeira etapa e o público pode assistir a disputas eletrizantes, do início ao fim de cada bateria”, comenta Selma Morais, presidente da Federação de Automobilismo da Bahia.
Outro elemento que deve apimentar o grid é a volta da Categoria Super Karts 125, que possui motores dois tempos e é a mais veloz do Baiano, dela participam pilotos com idade a partir de 13 anos e a bateria valerá pontuação para a primeira e segunda etapas.
Além dela, participaram da prova as categorias: Cadete, para pilotos de 6 a 11 anos; Sport 400 B, para novatos ou com pouca experiência a partir de 13 anos; Sport 400, para pilotos promovidos da B ou veteranos, é a que possui maior volume de competidores no grid, as duas últimas com motor Honda refrigerado a ar.
A Associação Baiana de Karts (ABK), que organiza o evento, em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), ressalta que a entrada para o evento é franca e espera que o público compareça ao kartódromo, repetindo a festa realizada na primeira etapa da temporada.
Ficha Técnica
Sábado (01) – Treinos livres e tomada de tempo para a prova.
Domingo (02) – Às 10h, largam as primeiras baterias da Segunda Etapa do Campeonato Baiano de Kart 2013