Matrículas continuam abertas
Sudesb , Salvador |
18/04/2013 às 15:48
Muito legal esse projeto da Sudesb
Foto: Paula Neves
Mais de 1.250 pessoas já estão matriculadas nas escolinhas de esporte do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, e adultos, a partir de 36 anos, já foram inscritos nas seguintes modalidades esportivas: natação, natação adaptada, ginástica artística, caratê, judô, futsal, hidroginástica, ginástica geral e dança de salão.
As atividades acontecem nos núcleos de Pituaçu, Armando Oliveira, ACM Brasil, CSU da Liberdade e no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina. Atualmente, 212 pessoas já se inscreveram para as aulas de natação, que acontecem de terça a sexta-feira, tanto para crianças e adolescentes, quanto para adultos, a partir de 18 anos, no Nordeste de Amaralina.
De acordo com a professora Gisa Melina, as aulas de natação tornaram-se uma referência para a comunidade. “Aqui desenvolvemos e fomentamos o esporte no bairro. Nós temos uma qualidade muito grande no que diz respeito à estrutura. Tem a piscina e os equipamentos necessários pra que as aulas fluam bem, além dos profissionais. A procura aqui é muito grande”, disse a educadora.
Dona Darci Santos conheceu a escolinha da Sudesb há três anos, quando foi matricular a neta nas aulas de natação. Aos 80 anos de idade, dona Darci ainda não sabia nadar, mas ao conhecer as atividades esportivas resolveu se matricular na natação. Hoje, é uma das alunas mais antigas e assíduas das escolinhas. “Eu aprendi a nadar aqui. Quando entrei na água pela primeira vez fiquei morrendo de medo de morrer. Mas agora sou um peixe”, disse entre risos. Ela contou também que “a natação melhorou muito a minha saúde. Os problemas de circulação, diabetes, colesterol alto, hipertensão, tudo isso diminuiu graças ao esporte”, concluiu.
Os pais e familiares que acompanham seus filhos nas aulas comentaram sobre a importância das atividades. “Essa iniciativa da Sudesb, de trazer a natação para cá, um esporte praticado por pessoas com condição financeira melhor, para uma comunidade mais carente como a nossa, é muito importante. A natação melhorou a saúde do meu filho e é uma forma de lazer para as crianças do bairro não estarem na rua se envolvendo com o que não devem”, disse Cláudio Silva, pai de Caíque, de 8 anos.
Caíque aprendeu a nadar na escolinha que frequenta pelo segundo ano consecutivo, e comemora os benefícios do esporte em sua vida. “Agora não tenho mais asma e também aprendi a nadar de verdade. Antes eu só ficava boiando e batendo as pernas. Agora sei nadar quase todos os estilos”, disse.
O garoto de 9 anos, John Mateus dos Santos, morador do Nordeste de Amaralina, ficou feliz em saber que as atividades acontecem no bairro onde mora, mas só agora ele se inscreveu. “Eu já fazia natação antes, em outro lugar, mas não gostava. Aqui tem vários colegas meus da escola fazendo aula também e por isso é mais divertido”, comemora.
A professora Gisa acrescentou o quanto a prática de atividade física interfere positivamente na vida das crianças. “As atividades físicas melhoram e diminuem o estresse infantil. As demandas que as crianças têm hoje em dia são muito grandes, e a prática do esporte ajuda a liberar a energia dos pequenos”.
Inscrições continuam abertas
Os interessados em participar das escolinhas esportivas da Sudesb ainda podem se inscrever nos locais onde acontecem as aulas da modalidade escolhida (ver abaixo), munidos dos seguintes documentos: um atestado médico do ano de 2013, que declare a aptidão para a prática de atividade física; atestado escolar (para os estudantes), indicando o turno em que estuda; e uma cópia do comprovante de residência. Além destes documentos, os alunos precisam entregar uma cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade e duas fotos 3x4.
No núcleo Pituaçu são oferecidas aulas de natação, natação adaptada, ginástica artística, futsal e hidroginástica. No CSU do Nordeste de Amaralina acontecem atividades de natação para crianças, adolescentes e adultos. No Armando Oliveira – na Avenida Gal Costa, no bairro de Pau da Lima – ocorrerão aulas de futebol (para pessoas entre 7 e 17 anos) e ginástica geral para adultos. As aulas de dança de salão para adultos e ginástica geral para adultos e idosos são realizadas no núcleo ACM Brasil – na Rua Lima e Silva, no bairro da Liberdade. Já o CSU da Liberdade sedia as aulas de caratê e judô.
Mais informações sobre as atividades através do telefone (71) 3103-0978.