Felipe Massa se atrapalha mais uma vez
Reuters , China |
14/04/2013 às 10:38
Espanhol dominou a prova de ponta-a-ponta
Foto: Reuters
Fernando Alonso venceu o Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Com tranquilidade, o espanhol comandou a prova para conquistar seu primeiro triunfo na temporada. Kimi Raikkonen, da Lotus, e Lewis Hamilton, da Mercedes, completaram o pódio. Felipe Massa fez corrida modesta e foi apenas o sexto colocado.
Assim como no treino classificatório, foram os pneus que decidiram o pódio em Xangai. Enquanto Sebastian Vettel manteve a opção pelo tipo médio - que já o tinha deixado em nono lugar no grid -, Alonso traçou uma estratégia diferente e conquistou o primeiro lugar no GP da China.
Já na quinta volta da prova, a dupla da Ferrari deixou para trás a Mercedes de Hamilton. Vettel, por sua vez, foi subindo posições e alcançou o sétimo lugar antes dos pit stops. O tricampeão assumiu o primeiro lugar na 24ª volta, quando Alonso e Jenson Button, da McLaren pararam nos boxes.
Mas a situação se inverteu quando chegou a vez de Vettel trocar os pneus. A partir daí, o espanhol, que começou a prova na terceira posição, reassumiu a ponta e não foi mais ultrapassado por ninguém até a bandeirada final.
Massa, que começou bem, perdeu rendimento e muitas posições depois da primeira rodada de pits. O brasileiro caiu para o pelotão intermediário e não conseguiu se recuperar. Para piorar, perdeu disputa direta para Button e amargou o sexto lugar.
O grande destaque da corrida na China foi Daniel Ricciardo, que levou o limitado carro da Toro Rosso à sétima colocação.