As argumentações de Matos são de que os estádios “Plácido Castelo”, em Fortaleza, e o “Mané Garrincha”, em Brasília, seguem com mesmo nomes
AM , Salvador |
14/03/2013 às 11:25
Octávio Mangabeira foi governador da Bahia
Foto: A Tarde
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) vai liderar uma campanha para que seja mantido o nome oficial de Octávio Mangabeira na nova Fonte Nova, formalmente entregue, na semana passada, ao Governo do Estado, pelo consórcio responsável pela construção da arena. Proposta pelo jornalista Antônio Matos, ex-presidente da Associação Bahiana de Cronistas Desportivos (ABCD) e primeiro editor de esportes da Tribuna da Bahia, durante a última reunião de diretoria da entidade, a idéia foi aprovada por unanimidade.
As argumentações de Matos são de que os estádios “Plácido Castelo”, em Fortaleza, e o “Mané Garrincha”, em Brasília, inteiramente reformados para a Copa das Confederações, este ano, e para o Mundial de 2004, permaneceram com as mesmas denominações. “Além disso, é uma maneira de perpetuar uma homenagem ao governador Octávio Mangabeira, político dos mais sérios de sua geração e quem determinou, durante o seu mandato, a construção do estádio, concluído com um só anel, em 1951”.
Apoiaram a proposta os 16 diretores presentes à reunião: Walter Pinheiro, presidente, Samuel Celestino, presidente da assembleia geral, Agostinho Muniz, Aloísio da Franca Rocha, Carmelito Almeida, Consuelo Pondé de Sena, Eliezer Varjão, Ernesto Marques, Luís Guilherme Tavares, Jair Cezarinho, Jorge Vital de Lima, Nelson José de Carvalho, Pedro Daltro, Raimundo Vieira, Ricardo Luzbel e Walter Lessa.
Ainda esta semana, a ABI encaminha ofícios para o Governo do Estado, Prefeitura de Salvador, Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça, Câmara Municipal de Salvador, Consórcio Fonte Nova Participações, Federação Bahiana de Futebol e os clubes profissionais a ela filiados, Instituto Geográfico e Histórico e Associação Comercial da Bahia, manifestando este posicionamento e solicitando apoio para a iniciativa.
NOTA DA SECOM
Sobre nota publicada no site Bahia Já sobre nome da Arena Fonte Nova, a Secretaria de Comunicação Social do Estado esclarece que o governador Jaques Wagner já havia decidido que a arena multiuso, que será inaugurada no próximo dia 07 de abril, deverá se chamar oficialmente Complexo Esportivo Cultural Otávio Mangabeira.