Estátua será inaugurada junto com o novo Maracanã
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro |
06/01/2013 às 21:32
Ique mostra réplica da estátua de Pelé que ficará no Maracanã
Foto: Governo do Rio de Janeiro
O estádio do Maracanã continua em obras para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações já este ano. Enquanto o velho Maraca dá lugar ao novo espaço, o cartunista Ique trabalha há mais de três meses em uma estátua de bronze do Rei Pelé, que ficará no estádio.
Hoje o Maracanã conta com um monumento em homenagem à conquista da Copa de 58 em sua entrada principal. O famoso "Bellini", retrata o capitão do primeiro time brasileiro a conquistar um mundial levantando a taça. Já o maior jogador de todos os tempos ficará retratado em sua mais célbre imagem: socando o ar, comemorando um gol.
"É uma honra fazer um trabalho que ficará eternizado", explica Ique. Para chegar a estátua de 1,84m e 300 quilos, o cartunista e escultor faz um molde em massa, uma miniatura (foto). Em seguida, ela faz em cera, que é derretida gerando uma matriz.
"É uma obra difícil pela plasticidade do momento. Acho que consegui colocar a explosão daquele instante do soco no ar", conta.
Com a versão pequena pronta, todo o processo é repetido desta vez em escala real. No dia 20 de janeiro a obra será entregue ao Governo do Rio e no dia 28 de fevereiro será instalada no estádio.