Esporte

Imprensa alemã classifica como "caos" inauguração da Arena do Grêmio

Bild ainda brinca com a Copa: "E falta um ano e meio para 2014"
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro | 10/12/2012 às 16:36
"Caos,briga e desordem" marcam inauguração da nova Arena do Grêmio
Foto: Getty Images
Um dos principais jornais da Alemanha, o Bild, classificou como "caos" o jogo de inauguração da nova Arena do Grêmio, realizado dia 8, em Porto Alegre. Brigas,campo ruim e precariedade na estrutura dos vestiários foram as principais queixas dos alemães. Grêmio e Hamburgo reviveram a final do Mundial de Clubes de 1983, quando a equipe tricolor bateu o time alemão por 2 a 1, em tarde de gala do ex-atacante Renato Gaúcho. 

O dia, que era para ser de festa, como destacou o Bild, acabou sendo de confusão. Após uma hora de festa e homenagens, a bola rolou. O Grêmio repetiu o placar e venceu o Hamburgo por 2 a 1, com gols de André Lima e Moreno, mas o que se viu nas arquibancadas foi brigas e confusão. Nos acessos, tumulto para chegar ao estádio, uma vez que as obras viárias nos arredores da Arena não estão prontas. Acostumados com a organização da Copa de 2006, o alemães ironizaram: "E falta um ano e meio para 2014 ... ".

Mesmo não sendo sede dos jogos de 2014 em Porto Alegre (a CBF optou pelo estádio do Inter), a nova Arena do Grêmio marca um salto qualitativo se comparada com os outros estádios brasileiros. Financiada pela iniciativa privada, a Arena gremista saiu na frente de seus principais concorrentes e já será usada pelo tricolor no ano de 2013.

Ainda assim, pelo que se vê, é preciso melhor muito. Principalmente nas condições do gramado e no acesso dos torcedores, que também terão de mudar de postura.