O Yacht Clube da Bahia mais uma vez teve atuação de destaque no Campeonato N/Ne de Snipe, realizado de 1º a 4 de novembro, no Cabanga Iate Clube, em Pernambuco. É a quarta vez que o velejador baiano Mateus Tavaresconquista o título, sendo bi-campeão em dupla com Daniel Claro, em 2011 e 2012, e bi-campeão com Luís Eduardo Peres, em 2007 e 2008.
Das sete regatas programadas, Tavares e Claro venceram três, tiraram dois segundos e um terceiro, somando 10 pontos perdidos. Com esse resultado, nem precisaram correr a última regata do dia por já estarem com muita vantagem na pontuação geral.
O Yacht também mostrou sua liderança no campeonato com as classificações das duplas Rafael Martins e Mila Beckerath, 3º lugar, e Felipe Cunha e Luís Eduardo Perez, 4º lugar. A 2ª colocação ficou para Ted Monteiro e Gabriel Kieling, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.
Para Mateus Tavares, além das condições de tempo favoráveis, outros fatores contribuíram para a conquista do título. "A competição foi muito boa, excelente tecnicamente, com ondas e pouco vento, o que nos fez forçar mais. Sai na frente quem estiver mais treinado. Mas, além de muito treino com o barco, temos que nos preparar bem fisicamente para conseguir responder às necessidades na água", disse Tavares.
Antes de entrar para a classe Snipe, Mateus Tavares veio de uma campanha na classe Laser, e isso o favoreceu em diversos aspectos. Mas, além de muita técnica e preparo físico, para a classe Snipe, a sincronia entre a dupla também é critério de vantagem. Parece ser o caso de Tavares e Claro. "Tenho conseguido bons resultados, e depois da parceria com Daniel Claro conquistamos, entre os nossos títulos, o 6º lugar no Mundial de Snipe. Juntamos nossa experiência com o talento e a forma muito parecida de velejar", reconheceu Tavares.
O Yacht também foi representado no N/NE pelas duplas Pedro Straattmann e Rodrigo Peleteiro; Juliana Duque e Marcos Cunha e Leonardo Taboada e Anna Luiza Montenegro.
Hemisfério Ocidental
Passado o N/NE, os velejadores do Yacht agora se preparam para disputar o Campeonato Hemisfério Ocidental de Snipe, que será realizado de 19 a 25 de novembro, no Clube Olivos, em Buenos Aires, Argentina.