Esporte

BAHIA vence Portuguesa e dá passo para se manter na primeira divisão

Com a vitória sobre a Portuguesa, Bahia se afasta da zona de rebaixamento
Gazeta Press , da redação em Salvador | 04/11/2012 às 20:56
Souza não perdoou falha de Dida e marcou Bahia 1x0 Portuguesa
Foto: GP

O Bahia deu um passo fundamental para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e, de quebra, complicou (e muito) a situação do Palmeiras na competição. Na noite deste domingo, o clube soteropolitano venceu o confronto direto contra a degola diante da Portuguesa por 1 a 0, em pleno Estádio do Canindé, e ganhou conforto na primeira posição longe da zona mais indesejada da tabela de classificação. Tudo isso graças a Souza, autor do gol do triunfo na capital paulista.

O resultado conquistado em São Paulo alivia a situação da equipe comandada por Jorginho na competição. Com os três pontos, o time baiano chegou aos 40 e manteve os quatro de diferença para o Sport, que venceu o Vasco por 3 a 0, em São Januário, neste domingo. A Portuguesa, por outro lado, permanece com os mesmos 40. Ambos os times possuem sete de vantagem em relação ao Palmeiras, após tropeço do time alviverde diante do Botafogo.

Embalado pela vitória conquistada fora de casa, o Bahia retorna a campo no domingo. A partir das 19h30 (de Brasília), o clube tricolor encara o em crise Cruzeiro. Já a Portuguesa, em busca de uma de vitória para afastar qualquer chance de drama nas rodadas finais, enfrenta no sábado, às 19h30, o Botafogo, no Estádio do Engenhão.

O primeiro tempo começou muito movimentado, com as duas equipes buscando o ataque. A melhor oportunidade foi do Bahia, aos 23min, quando Gabriel, após cruzamento pela esquerda, pegou de primeira e obrigou o goleiro Dida fazer uma grande defesa e mandar para escanteio.

No segundo tempo, as duas equipes voltaram sem alterações. E assim como na etapa inicial, o jogo começou muito movimentado. Logo aos 5mins, Souza recebeu lançamento de Neto, ficou cara a cara com Dida, mas se atrapalhou com a bola e foi desarmado. Na sequência,, Ananias aproveitou uma bobeira da zaga do Bahia, driblou o goleiro Marcelo Lomba, mas foi derrubado por Jussandro, em lance polêmico. O juiz mandou o jogo seguir.

O lance polêmico acabou sendo o último de grande perigo da Portuguesa. O Bahia, por outro lado, aproveitou uma falha de Dida para obter a vitória no Canindé. Diones arriscou de fora da área e viu Dida tentar encaixar a bola. Ao ¿bater roupa¿, o pentacampeão mundial permitiu o rebote a Souza, que arrematou para as redes e definiu.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA 0 x 1 BAHIA

Gols:

BAHIA: Souza, aos 33min do 2º tempo

PORTUGUESA: Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro (Rodriguinho); Ferdinando (Heverton), Léo Silva (Willian Xavier), Boquita e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro. 
Técnico: Geninho.

BAHIA: Marcelo Lomba; Neto, Titi, Lucas Fonseca e Jussandro (Fabinho); Fahel, Diones e Hélder; Jones (Elias), Gabriel (Victor Lemos) e Souza. 
Técnico: Jorginho.